João Gama, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Porto e investigador do INESC TEC, foi recentemente elevado a fellow do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers, a maior organização profissional no mundo, dedicada ao avanço da tecnologia pela humanidade.

Todos os anos, o IEEE destaca académicos de prestígio, cujos projetos de investigação impactem a sociedade. Menos de 0,1% dos membros da instituição são selecionados. Agora, João Gama entra nas estatísticas, como resultado “das suas contribuições em técnicas de extração de conhecimento a partir de fluxos contínuos de dados”.

De acordo com João Gama, a aprendizagem automática usando fluxos de dados é a pedra angular que possibilita a tomada de decisões em tempo real. “Na minha perspetiva, a principal contribuição científica é uma arquitetura para o desenvolvimento de algoritmos de aprendizagem adaptativos a partir de fluxos de dados”, refere o professor.

Para além do ensino, o investigador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC  considera ter contribuído de diversas formas para o avanço científico na área. “Há vários trabalhos que foram pioneiros. Em 2004, organizei o primeiro workshop mundial sobre descoberta de conhecimento a partir de data streams e em 2010 publiquei o primeiro livro sobre o assunto”, refere.

Palestrante em inúmeras conferências por todo o mundo, incluindo nos EUA, China, Holanda e Brasil, o docente e investigador partilha agora o prestígio com outros fellows do IEEE internacionais, como Herbert Kroemer e Isamu Akasaki, prémios Nobel da Física em 2000 e 2014, respetivamente.

No INESC TEC, João Gama junta-se a Vladimiro Miranda, João Peças Lopes e José Carlos Príncipe. “Ver o nosso esforço e trabalho reconhecidos, é sempre uma sensação muito agradável”, admite João Gama. “Quero agradecer aos meus colaboradores e alunos. Sem eu nunca conseguiria atingir este reconhecimento a nível mundial”, finaliza.

Recorde-se que, em 2020, João Gama havia recebido uma distinção semelhante por parte da European Association for Artificial Intelligence (EurAI). Também em 2020, foi um dos três investigadores da U.Porto destacados na 6.ª edição do ranking mundial dos melhores cientistas do mundo na área das Ciências da Computação, lançado pelo portal Guide2Research, o mais importante portal de pesquisa do mundo na área das Ciências da Computação.