José Augusto Santos, professor jubilado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), conquistou, no passado dia 14 de outubro, a medalha de ouro na prova de Masters (escalão 70-74 anos) dos Campeonatos do Mundo de Maratonas de Canoagem.

Na prova, realizada na cidade chinesa de Shaoxing, o antigo docente da FADEUP percorreu os 14,6 quilómetros de percurso em 1h15m.

Esta é mais uma vitória a juntar ao currículo de José Augusto Santos. Em 2018, o antigo docente já tinha vencido a prova para veteranos – com mais de 70 anos – da Taça do Mundo de Maratona, disputada em Ponte de Lima.

Uma vida dedicada ao desporto e à canoagem

Natural do Porto, José Augusto Rodrigues dos Santos, 70 anos, é licenciado em Educação Física (1981) pelo ISEF / Instituto Superior de Educação Física  da Universidade do Porto (antecessor da atual Faculdade de Desporto) e Professor Jubilado da FADEUP, onde coordenou o gabinete de Desportos Náuticos da faculdade e foi responsável pela lecionação da disciplina Optativa de Remo-Canoagem. Em dezembro de 2018, deu a sua Última Aula na FADEUP, momento que assinalou a sua jubilação, aos 70 anos.

José Augusto Santos Campeão do Mundo de Canoagem

Aos 70 anos, José Augusto dos Santos continua a dedicar-se à prática desportiva ao mais alto nível. (Foto: DR/Arquivo)

Em paralelo com o percurso académico, traçou igualmente um trajeto de relevo ligado desporto de alto rendimento. Membro da equipa que, pela primeira vez, representou oficialmente Portugal em competições internacionais de canoagem, foi atleta internacional de canoagem e basquetebol, para além de treinador de remo, canoagem e futebol.

Entre 1980 e 1984, orientou a seleção portuguesa de canoagem e, de 1999 até 2000, foi Diretor Técnico da Federação Portuguesa de Canoagem. Como preparador físico de futebol, passou por várias equipas da 1.ª e da 2.ª divisão, tendo ainda  trabalhado com as seleções nacionais de Portugal (EURO’2000) e da Coreia do Sul (2003-2004).