João Paulo Vilas-Boas, professor do Gabinete de Biomecânica do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e diretor do Labiomep – Laboratório de Biomecânica do Porto, acaba de ser distinguido com o Geoffrey Dyson Award 2022, atribuído pela International Society of Biomechanics in Sports (ISBS).

Considerada a maior distinção atribuída pela ISBS, o Geoffrey Dyson Award destina-se a cientistas do desporto que, ao longo das suas carreiras, se notabilizaram no estreitar da relação entre a investigação na área da biomecânica e a prática desportiva. Constitui, por isso, o “reconhecimento de pessoas que personificam e levam a cabo objetivos primários da sociedade”.

“Trata-se do mais prestigiado prémio internacional em Biomecânica do Desporto, pelo que só me posso sentir muito feliz e honrado. Mas só foi possível que me julgassem merecedor dele pelo excelente grupo de colegas e colaboradores que me vêm rodeando na FADEUP e no LABIOMEP-UP”, destaca João Paulo Vilas-Boas.

“Juntos conseguimos não apenas ir construindo o Laboratório de Biomecânica do Porto, mas também ir desenvolvendo sinergias com outros grupos nacionais e de outros países e, sobretudo, ir atraindo estudantes de mestrado e de doutoramento de qualidade invulgar, bem como fellows de pós-doutoramento, que nos permitiram construir um grupo de trabalho sempre muito produtivo, coeso e entusiasta. Sem eles nada disto teria sido possível!”, acrescenta o docente.

Esta é a primeira vez, em 34 edições, que o galardão é atribuído a um cientista português. Em 2021, a vencedora foi a australiana Julie Steele, professora e investigadora da University of Wollongon.

O Geoffrey Dyson Award é atribuído anualmente, desde 1987, durante a conferência do ISBS, sendo o distinguido responsável pela palestra principal da primeira noite do evento.

Sobre João Paulo Vilas-Boas

João Paulo Vilas-Boas nasceu no Porto em 1960. Licenciado em 1983 pelo antigo Instituto Superior de Educação Física do Porto (atual FADEUP), concluiu o doutoramento 10 anos mais tarde, na mesma instituição.

Docente da FADEUP desde 1983, onde começou por lecionar a cadeira de Metodologia dos Desporto Individuais – Natação, é atualmente Professor catedrático da instituição. É ainda o atual Presidente do Conselho de Representantes da FADEUP, responsável pelo Gabinete de Biomecânica do Desporto e diretor do Labiomep – Laboratório de Biomecânica do Porto.

Em paralelo com uma carreira universitária de quase 40 anos, João Paulo Vilas-Boas destacou-se ainda como treinador de natação durante duas décadas, tendo ainda assumido funções como dirigente federativo e do Comité Olímpico de Portugal ao longo de 18 anos.