O Arquipélago – Centro de Arte Contemporânea, na Ribeira Grande, da autoria de Francisco Vieira de Campos, professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Cristina Guedes (Menos é Mais Arquitectos ) e João Mendes Ribeiro, antigo estudante da FAUP, foi uma das duas obras – a par da Sede Corporativa da EDP, em Lisboa, de Manuel Aires Mateus e Francisco Aires Mateus – distinguidas ex aequo com o XII Prémio Secil de Arquitetura.

O Júri do galardão, constituído por José Neves, João Carlos Santos, Ricardo Carvalho, João Belo Rodeia e Manuel Correia Fernandes, destacou em comunicado que “a Sede da EDP e o Arquipélago respondem a circunstâncias totalmente diferentes, mas que contêm uma grande parte das possibilidades que se oferecem hoje aos arquitetos para a construção e a organização das cidades e dos territórios”.

Recorde-se que o Arquipélago – Centro de Arte Contemporânea já tinha conquistado o Prémio FAD de Arquitectura 2016 e o prémio BIGMAT’17 International Architecture Award, na categoria Reabilitação. A obra, em cujo projeto de engenharia esteve também fortemente envolvido Hipólito Sousa, docente do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), foi, ainda, finalista ao RIBA Award for International Excellence e ao Prémio Europeu do Espaço Público 2016.

Prémio Secil Universidades

Foram igualmente atribuídos, pelos respetivos Júris, os Prémios Secil Universidades, destinados aos melhores trabalho produzidos, nos anos letivos 2015/2015 e 2016/2017, por jovens talentos nos domínios da Engenharia Civil e Arquitetura

Na área da Arquitetura, foi distinguido, entre outros, o trabalho ‘A terceira água revelando a paisagem’, assinado – em 2015/2016 -pelos agora antigos estudantes da FAUP, Flora di Martino, Rita Martins e Saule Grybenaite. O trabalho, orientado pelos docentes Rui MealhaLuís Pedro SilvaNuno Travasso e Teresa Calix, tinha já vencido a edição 2016 do Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium BCP.

O projeto ‘A terceira água’, da autoria de Flora di Martino, Rita Martins e Saule Grybenaite, foi distinguido com o Prémio Secil Universidades – Arquitetura / Foto: DR

O Júri do Prémio Secil Universidades foi presidido por António Belém Lima (Secil e Ordem dos Arquitectos) e integrou José António Bandeirinha (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Clara Gonçalves (ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes), Fátima Fernandes (ESAP — Escola Superior Artística do Porto), Rui Mendes (Universidade Autónoma de Lisboa), Sofia Aleixo (Universidade de Évora), Rodrigo Coelho (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto), Célia Gomes (Secil) e Inês Vieira da Silva (Ordem dos Arquitectos).

Os Prémios Secil, iniciativa criada em 1992, visam distinguir o que de melhor é feito no âmbito da Arquitetura e da Engenharia Civil e são organizados em colaboração com os órgãos nacionais de representação das profissões envolvidas: a Ordem dos Arquitetos e a Ordem dos Engenheiros.

Mais informações aqui e em www.arquitectos.pt