A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai receber de 3 a 5 de abril, a 11.ª edição do ‘Symposium on Bioengineering’, um evento científico que vai juntar oradores nacionais e internacionais de referência na área da Bioengenharia, sob o lemaSolving Tomorrow, Today’.

Organizado pelo Núcleo de Estudantes de Bioengenharia (NEB) da FEUP e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), o simpósio vai abrir com um dia dedicado a workshops em variadas áreas e a visitas a centros de investigação e a empresas. Já o segundo e terceiro dias vão ser ocupados com palestras e ações de speed datings entre os estudantes e os oradores, momento em que os participantes podem interagir com os oradores da iniciativa em ambiente informal e de descontração.

Os workshops e visitas do dia inaugural vão focar três áreas distintas da Bioengenharia – Engenharia Biomédica, Biotecnologia Molecular e Engenharia Biológica – e os participantes terão oportunidade de participar em workshops práticos. Além disso, terão oportunidade de conhecer diversos institutos de investigação e empresas na área do Porto, que trabalham nestas três áreas.

Já as palestras do fim de semana estão organizadas em oito diferentes painéis, abordando temas de extrema relevância para a sociedade, nomeadamente novas terapias para o cancro, tecnologias cirúrgicas, soluções para as alterações climáticas, biologia sintética, doenças do sistema nervoso, aplicações da Bioengenharia a crises humanitárias e ainda os dilemas éticos da Bioengenharia.

De destacar também a participação ativa de antigos estudantes do Mestrado Integrado em Bioengenharia (MIB) e do Mestrado em Engenharia Biomédica (MEB), que “regressam a casa” para partilhar os seus percursos e experiências profissionais.

A inscrição tem um custo de 17 euros para estudantes e de 25 euros para o público em geral.

Mais informações aqui.

Sobre o NEB – FEUP/ICBAS

Dinamizado desde 2013 pelos estudantes que frequentam o Mestrado Integrado em Bioengenharia, ministrado em conjunto pela FEUP e pelo ICBAS, e o Mestrado em Engenharia Biomédica da FEUP, o Núcleo de Estudantes de Bioengenharia – FEUP/ICBAS tem como missão a organização de eventos e atividades para os estudantes de Bioengenharia, assim como o estabelecimento de uma rede de contactos entre outros grupos de estudantes, empresas, institutos de investigação, universidades e outras organizações científicas. A promoção dos três ramos nos quais se subdivide o curso – Engenharia Biomédica, Engenharia Biológica e Biotecnologia Molecular – é também um dos objetivos fundamentais do NEB-FEUP/ICBAS.