Os desafios trazidos pela emergência climática, a indústria 4.0 e a era da informação exigem novas abordagens ao futuro modelo de educação em engenharia. E é delas que se vai falar no workshop “Future of Engineering Education”, que vai decorrer na tarde do dia 14 de março, segunda-feira, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Impulsionada pelos constrangimentos provocados pela pandemia, a maioria das escolas de engenharia transitou das tradicionais formas de ensino para modelos combinados que conjugam um ensino intensivo presencial com um ensino a distância.

As características apontadas para os novos modelos educativos em engenharia indicam a necessidade de um ensino centrado no estudante, a promoção do empreendedorismo impulsionado pela tecnologia e a aprendizagem baseada em competências e programas multidisciplinares.

Para debater e partilhar conhecimento sobre esta nova geração de programas de engenharia, foram convidados representantes de universidades líderes na área da educação em engenharia, como é o caso da University College London e da Universidade de Sheffield (Reino Unido), da TU Delft (Países Baixos) e da Universidade de Aalborg (Dinamarca).

Os impulsionadores do ecossistema educativo inovador

Euan Lindsay, da Universidade de Aalborg, tem no seu currículo académico um doutoramento em Educação em Engenharia. Acredita que a maioria dos grandes desafios que a sociedade enfrenta atualmente podem ser resolvidos por engenheiros, incluindo o fornecimento de água potável, a sustentabilidade energética ou a tecnologia das comunicações para manter as pessoas ligadas.

Aldert Kamp, da TU Delft, foi diretor de educação na Faculdade de Engenharia Aeroespacial e colíder do 4TU – Centro de Educação em Engenharia holandês para a experimentação e inovação pedagógica. Tem centralizado a sua atividade no desenvolvimento da visão e estratégia do ensino universitário, na reforma de currículos de engenharia e auditorias a programas de graduação holandeses e internacionais.

A University College London far-se-á representar por John E. Mitchell, vice-reitor para a Educação na Faculdade de Ciências de Engenharia e codiretor do Centro de Educação em Engenharia da UCL. Liderou a introdução do Programa Integrado de Engenharia, que foi recentemente galardoado com o Prémio HEA Collaborative Award for Teaching Excellence.

Da Universidade de Sheffield vem Stephen Beck, o atual diretor da Educação Multidisciplinar em Engenharia. Enquanto diretor de Estudos de Pré-Graduação e diretor para o Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem na Faculdade de Engenharia, supervisionou a implementação de grandes mudanças no ensino, como a redução dos exames de inverno, a introdução de semanas de atividade e um programa de Desenvolvimento Profissional Contínuo para docentes.

Francisco Vasques integra o debate por parte da FEUP. Professor no Departamento de Engenharia Mecânica, é o atual pró-diretor para o domínio da Educação. Coordenou a Reforma Curricular dos ciclos de estudo da FEUP (transição dos Mestrados Integrados para os novos ciclos de Licenciatura e de Mestrado) e o recém-criado Programa de Competências Transversais.

O workshop, que vai abordar diferentes modelos educativos com o intuito de preparar o futuro da educação em engenharia das universidades europeias (ver programa), tem início às 13h30 no Auditório da FEUP.

A sessão terá live streaming em simultâneo no canal de Youtube da FEUP.