Foi uma Praça Gomes Teixeira pequena em tamanho, mas gigante em sorrisos, aquela que recebeu, na tarde de 16 de setembro, os Novos Estudantes da Universidade do Porto 2022/2023. AQUI VAIS SER foi o mote da festa de boas-vindas que juntou grande parte dos mais de 8 mil novos estudantes nacionais e internacionais de licenciatura, mestrado e doutoramento que ingressaram este ano letivo na melhor universidade portuguesa.

Ainda antes da hora marcada, eram já muitos os estudantes que se dirigiam ao espaço criado para o efeito nas arcadas da “casa mãe” da Universidade, para recolher o kit de boas-vindas, composto pela capa, t-shirt e saco da U.Porto, entre outras informações úteis sobre a Universidade.

Ao longo da tarde, e já devidamente “equipados à U.Porto”, os novos estudantes puderam ainda deixar uma mensagem no mural de boas-vindas, participar num speed dating com futuros colegas de outras faculdades, tirar uma selfie com o Invictus, ou assinalar o momento com uma fotografia para a posteridade.

O evento contou também com vários momentos de animação. Foi o caso das duas “aparições dos Craash_Recycled, um coletivo que se fez notar pelos tambores, baldes, capacetes, voz e serrotes que usaram para interagir com os milhares de estudantes – e outros curiosos – espalhados pela praça.

Os Craash Recycled surpreenderam as milhares de pessoas que estavam na Praça Gomes Teixeira (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

“Viver como se fôssemos morrer amanhã e aprender como se pudéssemos viver eternamente”

Foi com esta citação/exortação de Mahatma Gandhi que António de Sousa Pereira, Reitor da U.Porto, se dirigiu aos estudantes “que agora se juntam à grande família da Universidade”, no habitual discurso de boas-vindas oficiais à Universidade e à cidade.

Perante uma multidão onde não faltaram os pais e outros familiares dos novos membros da Universidade, o Reitor felicitou todos os que conquistaram um lugar na instituição “com as notas de acesso mais altas do país”. Em “troca”, garantiu “o total empenho da U.Porto no desenvolvimento e aprofundamento do potencial de cada um”.

“Independentemente de qual venha a ser o percurso de cada um de vós, desejo que se sintam muito bem-vindos e que possam tirar bom proveito da formação que a Universidade vos proporcionará”, acrescentou, vincando o “desejo” de que cada estudante “se possa sentir integrado e parte da nossa grande família”.

Um dia depois de ter reiterado a proibição de praxes abusivas na Universidade, António de Sousa Pereira lembrou que “nenhum estudante é obrigado a participar nas praxes académicas. Mas, caso entendam fazê-lo, não permitam que vos exponham a atos vexatórios, impróprios ou que segreguem aqueles cuja opção seja diferente da vossa”, apelou.

Receção dos Novos Estudantes da U.Porto 2022/2023 (Foto: U.Porto)

O “período particularmente delicado que estamos a atravessar” também não passou ao lado de uma intervenção em que o Reitor assumiu perante os estudantes “o desafio de garantir que cada um de vós tem condições para concluir com sucesso o seu percurso académico”.

“Será, para isso, necessário que todas as instituições e o Governo sejam capazes de cooperar e de trabalhar no sentido de sermos capazes de reforçar os programas de ação social, aumentando o número de estudantes apoiados e alargando esse apoio a grupos socioeconómicos que tradicionalmente não reúnem as condições para dele beneficiar”, exortou, dando como exemplo os esforços em cursos para resolver o problema do alojamento universitário.

O tema do alojamento estudantil foi, de resto, a nota dominante nas intervenções da Presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Ana Gabriela Cabilhas, e da vereadora da Câmara Municipal do Porto para a Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

Mostrando-se “muito feliz” por voltar a uma “festa que exalta o melhor da cidade”, a autarca  lembrou que o Porto “tem um jeito maternal de acolher quem vem de fora. É por isso de braços abertos que o Porto acolhe os novos estudantes da sua principal Universidade!”.

A última intervenção da tarde coube ao Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira. De regresso à “casa” onde assumiu funções como Vice-Reitor durante quatro anos, o governante enalteceu a prestação da U.Porto no que considerou ser “um ano muito bom no que respeita ao acesso ao ensino superior”. Para os novos estudantes, ficou o conselho: “Divirtam-se, estudem e empenham-se na vida da Universidade!”

Festa em família

Terminados os discursos, os novos estudantes foram convidados a tirar uma fotografia da “família U.Porto”, que nos próximos anos vai partilhar os corredores das 14 faculdades da instituição.

O primeiro dia do resto da vida dos novos estudantes da U.Porto prosseguiu com as atuações da Tuna Académica da Faculdade de Direito (TAFDUP), dos Craash_Recycled e das DJ Shuggah Lickurs, às quais coube marcar o ritmo da festa até ao final da tarde.

Receção dos Novos Estudantes da U.Porto 2022/2023 (Foto: U.Porto)

No topo do Acesso ao Ensino Superior

Recorde-se que a U.Porto registou um total de 4626 candidatos colocados (em 4674 possíveis) na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022/2023. São também da Universidade cinco dos dez dos cursos com as mais altas notas de entrada no Ensino Superior em Portugal.

No topo da tabela destaca-se este ano o Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), com uma nota média de entrada de 189,0 valores. Entre os cinco cursos superiores que registaram a classificação média de entrada mais elevada no país incluem-se ainda a licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (187,3) e o Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da U.Porto (187,2).

Apesar de se ter apresentado ao CNAES com um número recorde de vagas e de cursos, a U.Porto reforçou igualmente o estatuto de instituição com a mais alta nota média de entrada neste Concurso Nacional de Acesso, registando 166,9 valores como classificação média ponderada do último colocado nas suas 55 licenciaturas e mestrados integrados.