No passado dia 16 de abril, a Mentoria U.Porto organizou, na Faculdade de Letras (FLUP), um encontro aberto a toda a comunidade académica como forma de assinalar quinto aniversário do Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto.

O mote para este V Encontro foi “Celebrar a Liberdade, a Democracia e a Solidariedade”, valores que, segundo a Presidente da Comissão Científico-Pedagógica da Mentoria U.Porto, Teresa Medina, estão presentes desde a criação do programa.

Para a responsável, a Mentoria é hoje “um espaço de liberdade, de participação de estudantes e de criação de estudantes”. Para além disso é também um lugar de “preocupação constante com o outro” e que está “completamente enraizado na U.Porto”.

Afonso Cunha é um dos Mentores que forma parte do programa. Refere que a sua experiência foi tão positiva que o foco é “passar a mesma experiência a outros estudantes”. No entanto, afirma que a ajuda funciona nos dois sentidos e, ao ajudar os outros, vai “também aprendendo um bocadinho”.

Sobre a Mentoria U.Porto

O Programa Transversal de Mentoria Interpares é um programa de acolhimento que tem por principal objetivo fomentar a integração dos estudantes recém-chegados à Universidade do Porto no ensino superior. Os mentores são estudantes mais experientes (já a frequentar a U.Porto) que acolhem e acompanham os novos estudantes, sejam eles nacionais ou internacionais, de forma a que estes se sintam melhor integrados a nível académico, pessoal e social.

Através da partilha, do convívio e do intercâmbio cultural, a Mentoria U.Porto pretende que todos, mentores e mentorados, obtenham a melhor das experiências em contexto académico, proporcionando o bem comum, a convivência saudável e o respeito mútuo, assim como outros valores da cultura democrática e institucional.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.