É uma das mais apreciadas iguarias portuenses e, ao longo do mês de novembro, vai poder ser degustada, a “preço de amigo”, nas cantinas de Direito (Polo I) e de S. João (Polo II) da Universidade do Porto.

Durante quatro dias do mês, as duas cantinas vão assim disponibilizar a famosa francesinha numa refeição alternativa (composta por sopa, pão, francesinha, água e sobremesa) pelo convidativo preço de 4.05 euros (para estudantes) ou 5,15 euros (para funcionários).

A iniciativa, da responsabilidade dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), arranca já esta quinta-feira, 7 de novembro, dia em que será servida a Francesinha da Casa, com os tradicionais bife de vaca, salsicha fresca e fiambre.

A 15 de novembro, os amantes de peixe vão poder deliciar-se com uma Francesinha de Bacalhau (bacalhau, cebola caramelizada e pimentos). Na semana seguinte, a 20 de novembro, é a vez da Francesinha Vegetariana (hambúrguer de grão e soja, espinafres salteados e cobertura de queijo).

A iniciativa encerra a 26 de novembro, com uma “levezinha” Francesinha de Frango, guarnecida com bife de frango grelhado, cogumelos e cenoura salteados.

Com capacidade para 224 lugares sentados, a cantina de Direito (Rua dos Bragas, 171, ao edificio do Parcauto) funciona de segunda a sexta-feira, entre as 12h00 e as 14h00. Já a cantina de S. João (Alameda Prof. Hernâni Monteiro, ao Hospital de S. João) tem capacidade para 164 lugares sentados
e funciona de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h00.

Para usufruir da refeição basta (comprovar) ser estudante da U.Porto ou de outra instituição de Ensino Superior, funcionário ou antigo estudante da Universidade.