Na corrida por alimentos mais saudáveis de base vegetal para crianças, o Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia – EIT lançou, ao abrigo do programa EIT Food Solutions – o desafio Pea-licious. A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) está a liderar uma candidatura – pela U.Porto – a esta competição, que contará com a participação de outras universidades europeias, e está à procura de estudantes, de várias áreas, para formar uma equipa e propor uma ideia para um novo alimento para crianças à base de proteína de ervilha.

O foco do desafio é criar uma refeição pronta para consumo e nutritiva, baseada em proteínas vegetais, que tenha em conta as preferências alimentares e as necessidades de desenvolvimento das crianças e preencha a lacuna existente na alimentação baseada em vegetais.

“As equipas deverão ser formadas por quatro ou cinco estudantes, que podem ser da Faculdade de Ciências mas também de outras faculdades dentro do universo U.Porto “, explica Susana Soares, docente e investigadora do Departamento de Química e Bioquímica, responsável por esta iniciativa.

O objetivo do programa Food Solutions é aumentar a consciencialização sobre os desafios alimentares globais e promover o empreendedorismo como uma possível carreira. Ao longo da iniciativa, os participantes trabalharão numa equipa multidisciplinar com orientação de especialistas da indústria, investigação e ciência e frequentarão um curso, dividido por vários módulos, focado nas soluções inovadoras e empreendedorismo que irá decorrer entre março e novembro.

As equipas selecionadas terão feedback sobre as suas propostas e oportunidade de as melhorar, antes da apresentação final da ideia num evento a realizar em novembro, em Valência, Espanha.

Para participar na competição, basta ser estudante de uma licenciatura, mestrado ou doutoramento da U.Porto. Os estudantes que pretendam concorrer deverão contactar diretamente a investigadora Susana Soares, através do e-mail [email protected].

As candidaturas decorrem até 22 de março de 2024 (prazo prolongado).