Está, finalmente, a chegar o momento da grande reunião dos grupos, das vozes e dos cantares. Entre setembro e outubro, o NEFUP (Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto) realizou seis oficinas de canto a vozes que passaram pelos concelhos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo. No próximo dia 30 de outubro, às 21h30, o ciclo Polifonias D’Agora e D’Outrora chega ao fim com a subida ao palco de todos os grupos que participaram no projeto. O concerto final acontece no Conservatório de Musica do Porto.

Estas oficinas cantadas começaram em setembro, em Arouca, com o Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses, e culminam este mês de outubro, no Porto, com as Cantadeiras do NEFUP. No total, seis grupos de referência no canto a vozes de matriz tradicional e respetivos formandos partilharam repertório, conhecimento e experiência. O resultado final será a comunhão de todos os saberes.

Neste concerto de encerramento subirão ao palco do Conservatório de Música do Porto todos os grupos envolvidos no projeto, ou seja: as Cantadeiras do NEFUP; o Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses; as Cantadeiras do Vale do Neiva; o Grupo Folclórico da Universidade do Minho; as Cantadeiras do Rancho Folclórico de Vilarinho das Quartas e o Grupo de Folclore Terras de Arões

Para o público, será uma oportunidade única de ouvir estes grupos cantarem as suas cantadas, cantas, cramóis, cantigas e modas em polifonia, na cidade do Porto. Para os grupos convidados e os formandos, será um momento de partilha de uma paixão, num coletivo de cantadeiras e cantadores com cerca de 150 elementos.

O bilhete para o concerto custa 3 euros. Mais informações e reservas através do e-mail [email protected]

Sobre o NEFUP

Fundado em 1982 por um grupo de estudantes e diplomados da U.Porto, o NEFUP é uma associação de extensão cultural da Universidade. Tem por objetivo recolher, estudar e divulgar, sob a forma de espetáculos, a etnografia e o folclore portugueses.

Durante cerca de 40 anos, o NEFUP recolheu um vasto repertório de música, dança, canções e múltiplas tradições relativo às diferentes regiões etnográficas de todo o país.

A associação dedica-se, ainda, à divulgação etnográfica e à formação, através da dinamização de projetos de investigação, oficinas, ciclos de cinema etnográfico, tertúlias, concertos e outras atividades culturais.

D’Agora e D’Outrora é também título de um podcast sobre polifonias com conversas, danças, lendas e testemunhos que resultam do trabalho de recolha e divulgação etnográfica do NEFUP .