A Tuna Universitária do Porto (TUP) foi a grande vencedora da edição deste ano do conceituado Certamen Internacional de Tunas “Costa Cálida”, um festival internacional de tunas que decorreu, entre os dias 3 e 5 de abril, em Múrcia, Espanha. Numa atuação descrita como “memorável”, a TUP conquistou três prémios: Melhor Tuna, Melhor Ronda e Melhor Pandeireta.

Esta vitória acontece após um período de oito anos de ausência no festival, marcando assim um regresso triunfante da tuna do Orfeão Universitário do Porto (OUP) a este palco onde se reúnem algumas das melhores tunas de toda a Europa.

Na edição deste ano, a Tuna Universitária do Porto levou a melhor sobre a Tuna Femenina de Maastricht (Países Baixos), a Tuna de la Uned de Elche (Espanha), a Cuarentuna Distrito de Málaga (Espanha), a Tuna Universidad de Alcalá (Espanha), a Tuna de Medicina de la Universidad de La Laguna (Espanha) e a Tuna Ciudad de la Luz Eindhoven (Países Baixos).

A edição deste ano do Certamen Internacional de Tunas “Costa Cálida” contou com a participação de tunas de Espanha, Portugal e Países Baixos. (Foto: DR)

Em comunicado, o OUP refere que esta presença e vitória no Certamen Internacional de Tunas “Costa Cálida” serve como certificado da “excelência musical da Tuna” . Por outro lado, “fortalece os laços culturais entre as tunas universitárias de diferentes países”.

A atuação vencedora foi dedicada ao “eterno tuno e amigo” Joaquim Matos , antigo membro da Tuna Veterana da Portucalense, falecido em 2022.