O NEFUP (Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto) está a preparar o ciclo Polifonias D’Agora e D’Outrora que terá lugar entre setembro e outubro. Do projeto fazem parte seis oficinas de canto a vozes, sendo que duas irão decorrer em Arouca e no Soajo, locais de proveniência dos grupos, e as restantes quatro no Porto.

Graças à presença de grupos de cantares de diferentes localidades, as oficinas vão permitir uma experiência imersiva nos Cantares Polifónicos do Norte de Portugal. Em Arouca e Vilarinho das Quartas (Soajo), as oficinas incluem uma visita à região, pelo que têm um tempo previsto de duração de 8h00. No Porto, as oficinas têm uma duração prevista de 2h30.

Grupo das Cantadeiras do NEFUP

A primeira oficina acontece a 12 de setembro, em Arouca, com o Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses. No Porto, as oficinas realizam-se a 18 de setembro (com as Cantadeiras do Vale do Neiva), a 3 de outubro (com o Grupo Folclórico da Universidade do Minho), a 16 de outubro (com o Grupo de Folclore Terras de Arões) e a 24 de outubro (com as Cantadeiras do NEFUP). No dia 10 de outubro, os participantes vão poder trabalhar com as Cantadeiras do Rancho Folclórico de Vilarinho das Quartas, do Soajo. O horário de realização previsto é às 15h30.

Quem participar nas oficinas vai ter a oportunidade de cantar em conjunto com estes grupos convidados, recorrendo ao repertório do grupo, quer nas oficinas, quer no palco do Conservatório de Música do Porto, num Encontro / Concerto partilhado que juntará todos os envolvidos no projeto.

Até ao Concerto final

Este Encontro / Concerto agendado para dia 30 de outubro de 2021, às 21h30, será o culminar do projeto, no qual os diferentes grupos corais envolvidos farão uma apresentação pública do respetivo reportório, mas não só. Neste encontro, está ainda prevista a interpretação conjunta e partilhada de alguns temas entre os participantes de todos os grupos.

Cada oficina tem um custo associado. No Porto, o preço é de 2,5€ (estudantes 2€) e fora do Porto o custo é de 5€ (estudantes 3€). O valor conjunto das oficinas é de 15€ (estudantes 10€).

As inscrições (limitadas a 20 pessoas por oficina) deverão ser efetuadas através do preenchimento do formulário online. Mais informação sobre este ciclo de oficinas aqui.

Polifonias D’Agora e D’Outrora

D’Agora e D’Outrora é também um podcast sobre polifonias com conversas, danças, lendas e testemunhos que resultam do trabalho de recolha e divulgação etnográfica do NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto.

Fundado em 1982 por um grupo de estudantes e licenciados, o NEFUP é uma associação de extensão cultural da Universidade do Porto. Tem por objetivo recolher, estudar e divulgar, sob a forma de espetáculos, a etnografia e o folclore portugueses.

Durante cerca de 40 anos, o NEFUP recolheu um vasto repertório de música, dança, canções e múltiplas tradições relativo às diferentes regiões etnográficas de todo o país.

A associação dedica-se, ainda, à divulgação etnográfica e à formação, através da dinamização de projetos de investigação, oficinas, ciclos de cinema etnográfico, tertúlias, concertos e outras atividades culturais.