A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai dedicar o próximo dia 24 para celebrar o mês de Abril e da Liberdade. O programa “Abril na Faculdade” vai iniciar de manhã com uma conversa sobre a medicina e a sociedade, ao qual se seguirá a inauguração da nova Clínica FMUP. A noite terminará em tom musical com o Concerto dos Cravos.

Com início às 10h30, na Aula Magna, a programação arranca com o debate intitulado “O 25 de Abril, a Medicina e a Sociedade”.

Este será um momento de discussão que pretende revisitar um marco histórico que restaurou o pluralismo democrático em Portugal e que terá como intervenientes Maria de Belém Roseira, Davide Carvalho, Manuel Pavão, Rui Nunes e Altamiro da Costa Pereira. A moderação da conversa estará a cargo de Rui Amaral Mendes.

Os participantes vão “promover uma reflexão sobre o futuro da medicina e da saúde em Portugal, com especial atenção para o seu papel fundamental na promoção de uma sociedade mais justa e equitativa”.

O debate tem entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia.

Inauguração da Clínica FMUP

O dia ficará ainda marcado pela inauguração oficial da Clínica FMUP, um novo serviço que visa a prestação de cuidados de saúde à comunidade.

Este novo espaço, que reúne um corpo clínico constituído por mais de uma dezena de profissionais de saúde, está orientado “para a prestação dos cuidados de saúde que cada um necessita, com foco especial na prevenção das doenças, na inovação e no respeito pelas expectativas individuais, e para a obtenção de resultados em saúde na comunidade”.

A nova Clínica estará a funcionar ao público através da disponibilização de consultas de Medicina Geral e Familiar, Geriatria, Psicologia Clínica e Nutrição.

A inauguração está marcada para as 15h00, no Centro de Investigação Médica da FMUP (piso 1).

Concerto dos Cravos

A celebração de abril na FMUP terá como ponto alto o Concerto dos Cravos, agendado para as 21h30, no Auditório CIM.

Com a participação do Coro do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Orquestra Prescrição Musical, o espetáculo não deixará de fora do reportório alguns temas marcantes, como “Grândola, Vila Morena” e “Vejam Bem”, de Zeca Afonso, entre outros.

A entrada é gratuita, mas é necessário realizar inscrição prévia.