O professor José Virgílio Santos Silva, do Gabinete de Natação da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), faleceu este domingo, aos 63 anos de idade, vítima de doença súbita.

Docente da FADEUP há mais de três décadas, José Virgílio Santos Silva contribuiu para a formação de várias gerações de estudantes, através da lecionação de diversas matérias relacionadas com a natação, a sua modalidade de eleição.

Em paralelo com a docência universitária, Santos Silva destacou-se também como técnico de natação ao mais alto nível. Teinador de clubes como o Sporting de Braga, Leixões Sport Clube, Clube de Natação da Maia, CPN e Ginásio de Santo Tirso, ocupou ainda o cargo de diretor-técnico regional da Associação de Natação do Norte de Portugal nos anos 80 e 90.

Em comunicado, a FADEUP nota que “o falecimento do Prof. José Virgílio causa a toda a comunidade FADEUP um enorme pesar e uma profunda saudade, impondo-se um agradecimento à sua dedicação à missão da Faculdade”.

José Virgílio Santos Silva deu aulas de natação na FADEUP durante mais de 30 anos. (Foto: Egidio Santos/FADEUP)