A cientista Claudina Rodrigues-Pousada, antiga professora catedrática do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, e pioneira na investigação em Biologia Molecular em Portugal, faleceu no passado dia 3 de março, aos 80 anos de idade.

Natural de Tadim, conselho de Braga, Claudina Rodrigues-Pousada (1941-2021) licenciou-se em Farmácia na Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP) em 1968. Partiu depois para Paris, onde concluiu, com menção honrosa, o doutoramento em Bioquímica – focado na Biologia Molecular – pela Université Paris VII.

De regresso a Portugal no início dos anos 80, ingressou como investigadora no Instituto Gulkbenkian de Ciência (IGC), onde formou e liderou o Laboratório de Genómica e Stress. Na mesma altura, inicia uma ligação ao ICBAS que se prolongaria por 16 anos, dez dos quais como professora catedrática no Laboratório de Genética Molecular do instituto.

A contribuição de Claudina Rodrigues-Pousada foi crucial para o sucesso da então recém-criada Licenciatura em Bioquímica do ICBAS/FCUP. Foi também no ICBAS que supervisionou as primeiras das mais de 60 teses de licenciatura, mestrado e doutoramento que orientou, marcando assim várias gerações de biólogos moleculares.

Em 2002, passa a integrar – também como Professora Catedrática – o Instituto de Tecnologia Quimica e Biologógica (ITQB) António Xavier da Universidade Nova de Lisboa, ao qual se manteve ligada até à atualidade.

Enquanto investigadora, o trabalho de Claudina Rodrigues Pousada incidiu, maioritariamente, nos mecanismos de homeostase celular e sobretudo na resposta ao stress em microorganismos. Pelos seus contributos para a Ciência, recebeu inúmeras distinções ao longo da carreira, incluindo o título de membro honorário vitalício da Cell Stress Society International, ou o Diplôme d´Honneur FEBS, a mais alta distinção atribuída pela Federação das Sociedades Bioquímicas Europeias (FEBS), que presidiu de 2003-2004.

Em Portugal, foi distinguida com o Prémio de Excelência e o Prémio de Mérito Científico, atribuídos pelo Ministério para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Foi ainda membro de várias sociedades científicas internacionais, incluindo a European Molecular Biology Organization (EMBO) e a American Association for the Advancement of Science (AAAS).

“Uma grande perda para a Ciência portuguesa”

Numa nota de pesar publicada no site do ICBAS, o Conselho Executivo do Instituto lembra que “o falecimento da Professora Claudina Rodrigues-Pousada é uma grande perda para todos nós e para a ciência portuguesa”.

Já o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior  lamentou “profundamente” a morte da professora e investigadora. “É com imenso pesar que se encara a perda de uma investigadora e docente que se destacou enquanto uma referência na investigação na área da Genómica, nomeadamente no domínio sobre mecanismos celulares de regulação dos genes”, realçou Manuel Heitor em comunicado.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, emitiu uma mensagem de “condolências à família, amigos e colegas da Cientista Claudina Rodrigues-Pousada, pioneira da biologia molecular em Portugal”.

O funeral de Claudina Rodrigues-Pousada realiza-se esta segunda-feira, dia 8 de março.