A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) realiza, no próximo dia 11 de outubro (segunda-feira), a tradicional Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo, um dos acontecimentos mais importantes no ciclo académico.

Este ano, a lição de sapiência será proferida pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática e antigo estudante da Universidade do Porto, João Pedro Matos Fernandes, subordinada ao tema Sustentabilidade: investir no presente.

Durante o evento serão também homenageados os membros da comunidade académica que se aposentaram recentemente.

A sessão, que terá início pelas 10h00, decorrerá em formato híbrido, sendo presencialmente restrita aos convidados e transmitida online, com acesso livre, através do canal da U.Porto no Youtube.

Sobre João Pedro Matos Fernandes

Natural de Águeda, João Pedro Matos Fernandes (1967) licenciou-se em Engenharia Civil (ramo de Planeamento Territorial) pela FEUP em 1991, tendo concluído o Mestrado em Transportes no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, em 1995.

Entre 1990 e 1995, trabalhou na Comissão de Coordenação da Região Norte (Ordenamento do Território), tendo sido o coordenador do setor dos transportes. Em 1995, assume as funções de Adjunto do Secretário de Estado dos Recursos Naturais, que desempenha até 1997, quando é nomeado Chefe de Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente (1997-1999).

Entre os vários cargos de relevo que desempenhou incluem-se ainda os de Presidente do Conselho de Administração da Administração dos Portos do Douro e Leixões (2008-2012), Presidente do Conselho de Administração da Administração do Porto de Viana do Castelo (2009-2012), Presidente da Associação dos Portos Portugueses (2008-2010) e Presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto (2014-2015).

Em 2015, deixou a Águas do Porto para assumir o cargo de Ministro do Ambiente no XXI Governo Constitucional, que mantém até 2018, ano em que é nomeado Ministro do Ambiente e da Transição Energética.

João Pedro Matos Fernandes foi também docente do Instituto Superior Técnico (Infraestruturas) e do Instituto Superior de Transportes (Impactos Energéticos e Ambientais dos Transportes). Lecionou como convidado em mestrados nas Universidades do Porto, Técnica de Lisboa e de Nápoles.