Cerca de mil investigadores, clínicos e empresas de 46 países, vão juntar-se virtualmente durante cinco dias – de 5 a 9 de setembro – para apresentar e debater os mais recentes avanços e a relevância clínica dos biomateriais, nomeadamente através de dispositivos médicos inovadores e da medicina regenerativa. A 31ª edição da Conferência da Sociedade Europeia de Biomateriais (ESB), organizada por investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), é dedicada aos «Biomateriais do futuro».

Este congresso, explica Ana Paula Pêgo, que preside à organização, “representa um desafio à nossa comunidade para explorar biomateriais em conjunto com tecnologias avançadas, tais como Nanotecnologia, Biofabricação, Microfluídica e Bioimagem, com o objetivo de desenvolver a combinação clínica de produtos e funcionalidades do futuro».

Segundo a investigadora do i3S, “para além da utilização em dispositivos médicos, os biomateriais vão ter um papel muito importante a nível de inovação clínica, nomeadamente através da criação de modelos 3D de doenças, na criação de tecidos com e sem doença para testar novas drogas, assim como para melhor compreensão do funcionamento desses tecidos e/ou dessas doenças; na nanomedicina, através de materiais inteligentes que respondem a estímulos de tecidos; na nanorrobótica; e na modulação de órgãos in vitro“.

Todos estes temas estarão em debate nesta conferência que, pela primeira vez, vai promover o encontro de investigadores e investidores. “É uma oportunidade muito importante e que raramente acontece”, sublinha Cristina Martins, vice-presidente da comissão organizadora.

Durante a conferência haverá 11 apresentações plenárias, três feitas por cientistas de renome convidados e sete por cientistas premiados pela ESB em 2020 e em 2021. O programa inclui também 815 apresentações, sendo 351 apresentações orais e 464 posters.

Um destes sete cientistas premiados pela ESB será Mário Barbosa que, em 2020, recebeu o Prémio Klaas de Groot, galardão que visa distinguir investigadores que se destacam pela capacidade de liderança e de orientação dos mais jovens, contribuindo para a sua independência e autonomia. Cofundador e primeiro Diretor do i3S (2015 até final de 2019), líder do grupo “Microenvironments for New Therapies” (i3S) e Professor Emérito no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Mário Barbosa foi ainda cofundador do INEB (agora integrado no i3S), que liderou durante 12 anos. Em 1995, organizou o primeiro congresso da Sociedade de Biomateriais que se realizou no nosso país.

A 31ª edição da Conferência da Sociedade Europeia de Biomateriais (ESB) é organizada pelos investigadores do i3S Ana Paula Pêgo, Cristina Martins e Pedro Granja, respetivamente líderes dos grupos de investigação “NanoBiomaterials for Targeted Therapies”, “BioEngineered Surfaces” e “Biofabrication». Este ano, o evento vai acolher também o 43.º congresso anual da Sociedade Ibérica de Biomecânica e Biomateriais (SIBB), igualmente organizado por uma investigadora do i3S, Inês Gonçalves, líder do grupo “Advanced Graphene Biomaterials Group”.