Este sábado, dia 20 de maio, os espaços do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) vão poder ser visitados, de forma gratuita, por toda a população. A «happy hour» prolonga-se das 10h00 às 17h30 (com uma pausa entre as 13h00 e as 14h00) e integra-se no programa de comemorações do Dia Internacional dos Museus no Porto.

Iniciando o périplo pelo Polo Central (Reitoria) do MHNC-UP, a proposta inclui um encontro imediato com um lobo com mais de 100 anos, um esqueleto de um espadarte com cerca de 4,20 m, uma máscara fúnebre do Antigo Egito ou uma coleção de borboletas apreendida pelo Estado Português durante a 1.ª Guerra Mundial… Histórias do passado que se contam em O Museu à Minha Procura, título da exposição que reúne mais de 110 peças das várias coleções museológicas da U.Porto.

Para além das peças das coleções do MHNC-UP, são também apresentadas nesta exposição algumas peças cedidas por outras unidades da U.Porto, nomeadamente: a Casa-Museu Abel Salazar, as faculdades de Desporto (FADEUP), Belas Artes (FBAUP), Direito (FDUP), Engenharia (FEUP), Farmácia (FFUP), Medicina Dentária (FMDUP), Medicina (FMUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

O Museu à Minha Procura reúne mais de 100 “tesouros” do MHNC-UP. (Foto: João Soares/U.Porto)

Mudando de sala, mas continuando a viajar pelo passado, a proposta seguinte inclui uma aula de Química muito especial no renovado Laboratório Ferreira da Silva, o mais recente ex-libris do Polo Central do MHNC-UP.

Resultado de um investimento ambicioso que permitiu recuperar o mesmo aspeto do espaço aquando da sua inauguração, há mais de 100 anos, o agora Laboratório-museu propõe uma viagem pela história da Química, na “companhia” de  mais de 80 instrumentos científicos, frascos com produtos químicos, amostras minerais, utensílios de laboratório, livros e mobiliário.

Pelo caminho, convida-se a conhecer um pouco mais sobre a figura de António Ferreira da Silva, fundador do Laboratório, antigo professor e diretor da Faculdade de Ciências (FCUP), e “pai” da Toxicologia Forense no nosso país.

Esta é também uma oportunidade para conhecer as “Escombreiras”, título da exposição temporária que, por estes dias, “pinta” o Laboratório com os olhares de seis artistas sobre territórios de ocupação mineira.

O Laboratório Ferreira da Silva reabriu as portas ao público em abril de 2021 (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Saindo dos espaços da “casa mãe” da U.Porto o MHNC-UP convida ainda a explorar os espaços do Jardim Botânico do Porto e, em particular, da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, instalada desde 2017 na histórica Casa Andresen.

Uma “viagem pela biodiversidade” em pleno “pulmão verde” da U.Porto é a proposta de uma visita que se apresenta como uma oportunidade única para (re)descobrir o primeiro Centro Ciência Viva de Portugal especificamente dedicado à biodiversidade.

Para além da coleção permanente da Galeria, os visitantes poderão também a espreitar a vida dos insetos no “Insectário”, uma exposição de arte contemporânea que estará patente ao público até 8 de julho, no âmbito da 5.ª Bienal Internacional de Arte Gaia 2023.

Celebrar os museus por toda a cidade

O MHNC-UP  junta-se assim aos mais de 20 museus que, um pouco por toda a cidade, vão celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e a Noite Europeia dos Museus (20 de maio) através de dezenas de atividades pensadas para dar a conhecer à população as memórias da cidade.

Coordenada pela Câmara Municipal do Porto, a programação completa das celebrações no Porto pode ser consultada aqui.

Tendo este ano como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, o Dia Internacional dos Museus é celebrado desde 1977 por proposta do ICOM – Conselho Internacional dos Museus, que funciona como organismo consultivo da UNESCO.

Já a Noite Europeia dos Museus surgiu por iniciativa do Ministério da Cultura e da Comunicação de França, a que aderiram progressivamente os museus de outros países, como é o caso de Portugal.