André Furtado tem vino a receber várias distinções pelo traalho desenvolvido (foto: D.R.)

André Furtado, estudante dp 3.º ano do Programa Doutoral em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o vencedor da edição 2019 do Prémio Carlos Sousa Oliveira, galardão entregue pela Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES) ao autor do melhor artigo na área da engenharia sísmica, de carácter nacional ou internacional, publicado numa revista científica entre 2016 e 2018.

Intitulado “Simplified macro-model for infill masonry walls considering the out-of-plane behaviour”, o artigo premiado foi publicado na revista científica internacional ‘Earthquake Engineering and Structural Dynamics’ e propõe o desenvolvimento de um modelo numérico que permite simular o comportamento sísmico das paredes de alvenaria de enchimento e a respetiva interação com a estrutura de betão armado.

Neste trabalho, que conta com a co-autoria de dois docentes da FEUP, António Arêde e Humberto Varum, e de um professor do Instituto Politécnico de Leiria, Hugo Rodrigues, fica demonstrado que as paredes de alvenaria de enchimento podem desempenhar um papel chave no comportamento sísmico dos edifícios e que por isso devem ser consideradas tanto no processo de avaliação da vulnerabilidade sísmica de edifícios existentes como no projeto de edifícios novos.

Para André Furtado, que ainda recentemente conquistou o Buildings Travel Award 2019, destinado aos melhores trabalhos de investigação realizados por estudantes estudante de doutoramento na área dos edifícios, receber este prémio da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica é sinónimo de “um enorme orgulho e satisfação”. Afinal, “trata-se de um reconhecimento da excelência do trabalho cientifico que tem vindo a ser realizado no Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, liderado pelo Professor António Arêde e pelo Professor Humberto Varum”.

O prémio consiste num incentivo financeiro de 2.000 euros e foi entregue durante o 11.º Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica, que decorreu no passado dia 29 de abril, no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa.

Mais informações sobre o Prémio Carlos Sousa Oliveira disponíveis aqui.