A investigadora Maria Helena Braga, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acaba de ser distinguida como “Personalidade do Ano” pelo júri da edição deste ano dos prémios “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, atribuídos anualmente pela Exame Informática, em parceria com a revista VISÃO, àqueles “que mais fazem pela Ciência e pela Tecnologia” no país.

Com trabalho publicado desde 2014 sobre a utilização de eletrólitos de vidro, Maria Helena Braga é uma referência internacional no que diz respeito ao desenvolvimento da nova – e revolucionária – geração de baterias de eletrólitos sólidos. Trabalhou, durante vários anos, com a equipa de John B. Goodenough, o “pai” das baterias de iões de lítio e Prémio Nobel da Química em 2019.

A investigadora e atual diretora do diretora do Departamento de Engenharia Física da FEUP tem prosseguido a sua investigação em colaboração com Joana Oliveira, docente e investigadora do mesmo departamento. Já em 2020, a equipa de Maria Helena Braga lançou as bases de uma bateria inovadora que, ao combinar “capacitância negativa e resistência negativa” na mesma célula, permite que esta se autocarregue, aumentando a energia armazenada, em oposição à degradação natural do processo eletroquímico que faz com que a energia armazenada diminua pela dissipação de calor.

Distinção por unanimidade

A atribuição do “título de Personalidade do Ano a Helena Braga resultou de uma decisão unânime do júri,  e vem enfatizar a importância do trabalho da investigadora da FEUP a no processo de descarbonização da economia, considerada “fundamental para o futuro coletivo, não fosse o Aquecimento Global uma das maiores ameaças à humanidade”.

Com a atribuição deste prémio, o júri – composto por José Tribolet, presidente do INESC; Pedro Veiga, professor catedrático; Arlindo Oliveira, professor e investigador no Instituto Superior Técnico e Sérgio Magno, diretor da “Exame Informática”  – reitera igualmente  a importância de se desenvolver tecnologia capaz de produzir e sobretudo “armazenar energia limpa”. Isto porque, como é amplamente reconhecido, “algumas das melhores fontes de energia renovável, com destaque para a solar e a eólica, estão longe de disponibilizar a energia sempre que dela precisamos”.

Esta tecnologia de armazenamento assume particular interesse se for também sustentável, como as baterias. “É fundamental conseguir desenvolver uma bateria que suporte carregamentos mais rápidos e, sobretudo, sejam mais económicas e capazes de funcionar durante muito tempo para reduzir os impactos negativos da produção”, assume o júri.

A 14.ª edição dos Prémios “Os Melhores do Portugal Tecnológico” decorreu num evento totalmente digital realizado esta quarta-feira, 18 de novembro, nos sites da Exame Informática e VISÃO. A lista com todos os premiados pode ser consultada aqui.