660 jovens cientistas de excelência de todo o mundo, entre os quais os investigadores da Universidade do Porto Vítor Teixeira, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), e Inês Ramos, do Laboratório de Química Aplicada da Faculdade de Farmácia (FFUP), vão participar na 70.ª edição do Lindau Nobel Laureate Meeting, que terá lugar na Alemanha, de 28 de maio a 3 de junho de 2020. Trata-se de uma oportunidade única para conhecer e trocar ideias com cerca de 70 laureados com o Prémio Nobel.

Todos os anos, os Encontros de Lindau permitem este intercâmbio com a próxima geração de líderes na investigação. Em 2020, mais de seis centenas de graduados, estudantes de doutoramento e investigadores pós-doutoramento de 101 países vão encontrar-se com laureados do Nobel de 13 nacionalidades diferentes: 27 vencedores do Nobel de Química, 22 do Nobel de Física, 18 de medicina, um de Literatura e um laureado com o ACM Prize in Computing.

Para Vítor Teixeira, investigador no grupo  «Yeast Signalling Networks» do i3S e docente no departamento de Biologia Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), ter sido selecionado para o Lindau Nobel Laureate Meeting constitui “um marco único na vida de um jovem cientista, quer do ponto de vista científico, mas sobretudo cultural. Na ciência, o mais importante é a curiosidade, o entusiasmo e a vontade de aprender mais. Sendo este um encontro único e interdisciplinar entre diferentes gerações e culturas científicas, em que poderei trocar ideias e aprender a partir das mais variadas experiências e quadrantes científicos, não podia estar mais empolgado com esta nomeação”.

O investigador, que se vem destacando no estudo das alterações no metabolismo dos lípidos ou gorduras que conduzem ao aparecimento de doenças cardiovasculares e metabólicas,  enfatiza ainda que os valores deste encontro com laureados com o Prémio Nobel são “Educar, Inspirar e Relacionar”, que “estão interligados com os valores que devem orientar a Ciência”. De resto, “dizem que se pode ir duas vezes a este Encontro em Lindau, uma vez como cientista jovem, e da segunda vez como Prémio Nobel. Mal posso esperar pela segunda visita!”.

Portugal representado por dez cientistas

Estes encontros juntam, anualmente, dezenas de laureados e 500 a 600 jovens cientistas em torno de um programa científico focado na partilha de conhecimento, ideias e experiências, e no diálogo (palestras, discussões, master classes e painéis). Estas reuniões são promovidas pela Fundação Lindau Nobel Laureate Meetings e mobilizam 200 das mais destacadas universidades, fundações e instituições de investigação científica do mundo, de um total de 65 países. Em Portugal a instituição parceira da Fundação Lindau Nobel é a Fundação Calouste Gulbenkian, que vai apoiar a participação de 10 jovens cientistas na reunião.

Os participantes portugueses têm até 35 anos de idade e frequentam programas de doutoramento ou pós-doutoramento nas áreas da Física, Química ou Ciências Biomédicas numa universidade portuguesa. A seleção dos candidatos foi feita com base no mérito científico, numa primeira fase pela Academia de Ciências de Lisboa e, numa segunda fase, pela própria Fundação Lindau Nobel.