A obra Auto das Águas, da autoria de Tiago Mesquita Carvalho, investigador do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (IFUP), é a vencedora do Prémio Literário Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2022, promovido pela Câmara Municipal de Sintra.

O Júri do galardão, constituído por Annabela Rita (Associação Portuguesa de Escritores), Helena Vasconcelos (Associação Portuguesa dos Críticos Literários) e Ricardo António Alves (Câmara Municipal de Sintra), decidiu por unanimidade a atribuição do prémio à obra de Tiago Carvalho, salientando que se trata de uma “sedutora narrativa de antecipação, com um hibridismo de ficção e ensaio; um retrato de certo modo distópico da situação presente e uma prospetiva inquietante, da qual não está ausente uma aspiração esperançosa e humanista, servida por um léxico consistente e uma erudição sopesada”.

Tiago Mesquita Carvalho é licenciado em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico, mestre em Filosofia da Natureza e do Ambiente pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorado em Filosofia da Tecnologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Investigador no Instituto de Filosofia da U.Porto desde setembro de 2021, é autor de vários estudos sobre o impacto de tecnologias no trabalho e no emprego.

O Prémio Literário Ferreira de Castro é uma iniciativa da Câmara Municipal de Sintra que visa dinamizar e estimular a criação literária. Ao mesmo tempo, pretende homenagear o romancista e autor cosmopolita, Ferreira de Castro, que escolheu a vila de Sintra para escrever uma parte significativa da sua obra e à qual também legou o seu espólio e o seu corpo.