O investigador Pedro Aires Montenegro, do Departamento de Engenharia Civil e do Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), alcançou a primeira posição no painel de Engenharia Civil, Mecânica e Sistemas da quinta edição do Concurso Individual de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC), promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O CEEC destina-se a doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal. Os doutorados selecionados são diretamente contratados pela instituição de acolhimento identificada, através de financiamento da FCT.

“É o reconhecimento do meu trabalho com base no percurso científico. É um concurso altamente competitivo e, uma vez que terminei o meu doutoramento há sete anos, pude candidatar-me a um nível mais avançado, neste caso o de Investigador Auxiliar (equivalente à carreira docente de Professor Auxiliar)”, explica o investigador da FEUP.

Os temas de investigação principais de Pedro Aires Montenegro incluem a engenharia de pontes, modelos numéricos de interação veículo-estrutura, análise de segurança de circulação ferroviária e fadiga em pontes ferroviárias.

Esta quinta edição do Concurso Individual de Estímulo ao Emprego Científico contou com 46 candidatos no painel referido, sendo a avaliação feita com base no CV (60%) e no trabalho de investigação proposto (40%).

(Foto: DR)

Sobre Pedro Aires Montenegro

Mestre (2008) e doutor (2015) em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia, Pedro Aires Montenegro completou o doutoramento na FEUP em 2015. O seu projeto focou-se na área da segurança de circulação ferroviária, nomeadamente através do desenvolvimento de modelos avançados de interação veículo-estrutura.

Depois de completar o doutoramento, que incluiu um estágio no Railway Technical Research Institute em Tóquio (Japão), trabalhou na empresa Adão da Fonseca Engenheiros Consultores em projeto de edifícios em pontes, nunca se tendo desligado da investigação. Venceu o “Young Researcher Best Paper Prize”, atribuído ao melhor artigo apresentado por um investigador com menos de 35 anos na conferência internacional Railways 2016 em Cagliari, Itália, e o “Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2017”, atribuído pela Ordem dos Engenheiros à ideia mais inovadora aplicada a projetos reais pelo seu trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da segurança de circulação de comboios em pontes na nova linha de alta velocidade russa de Moscovo a Kazan.

Quase quatro anos depois, em finais de 2018, voltou a abraçar a carreira de investigação em tempo integral na FEUP ao abrigo do projeto FiberBridge liderado por Rui Calçada, professor da instituição, e pelo investigador José Correia, também investigador na FEUP.

Durante os anos seguintes, foi ainda galardoado em 2021 com o “ICCES Outstanding Young Researcher Award” pelo melhor artigo apresentado na conferência internacional ICCES20/21 e ganhou um contrato de investigador de nível inicial ao abrigo da 3ª Edição Concurso Estímulo ao Emprego Científico (CEEC), ficando posicionado em segundo lugar num total de 84 candidatos (nota 9.58/10).

Pedro Aires Montenegro trabalha ainda em vários projetos europeus (In2Track2 e In2Track3), bem como nacionais (Ferrovia 4.0 e Way4SafeRail). Fez diversas parcerias internacionais no Japão, China, Reino Unido e Espanha, que culminaram na publicação de vários artigos em revistas científicas internacionais de prestígio como a Engineering Structures, a Computers & Structures e o Journal of Wind Engineering and Industrial Aerodynamics. Atualmente, orienta/co-orienta três teses de doutoramento.