Quantas variáveis se podem conjugar quando se pensa em saúde? E quantas Perspetiva(s) pode haver sobre Uma Saúde? Este desafio, promovido pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), recebeu 250 respostas em forma de fotografia. Destas, 21 foram selecionadas para a exposição itinerante que vai estar patente de 2 de junho a 3 de julho, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

Esta exposição nasceu de um concurso de fotografia promovido pelo ICBAS, em parceria com o Instituto Português de Fotografia (IPF), e cujo objetivo passava por promover o conceito de Uma Saúde na sociedade civil.

As fotos passaram por dois júris: um do IPF, que avaliou a qualidade fotográfica. Seguiu-se a avaliação de um júri do ICBAS que, juntamente com um membro do IPF, selecionou as fotos que se relacionavam com o conceito lançado pelo concurso.

O primeiro prémio foi atribuído a Teresa Costa Leão, professora da Faculdade de Medicina (FMUP) e investigadora do Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP). O segundo prémio foi atribuído a Telma Costa, o terceiro a Inês Martinho e a menção honrosa coube a Rui Maneiras, todos eles antigos estudantes do ICBAS.

Fotografia de Telma Costa, vencedora do 2.º prémio do concurso. (Foto: DR)

Mas o que é, afinal, este conceito de Uma Saúde?

As variáveis são inúmeras e transformam-se, a cada dia que passa, mas podemos enumerar algumas: com o aumento exponencial da população, da malha urbana, das alterações climáticas, da alteração dos padrões agropecuários, da interação entre animais domésticos e selvagens, entre tantos outros fatores, favoreceu-se o aparecimento de doenças infeciosas e de problemas ambientais.

Exemplo disso é o vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19 nos seres humanos, bem como uma série de eventos associados a outras zoonoses (doenças dos animais transmissíveis aos humanos), como HIV/Sida, H5N1/Gripe aviária, Ébola e Zica, que acabaram por chamar a atenção para o papel do Ambiente.

A abordagem escolhida para Uma Saúde procurou encontrar respostas científicas, técnicas e adaptativas a estes problemas que, na realidade, são transversais. Como? Através da única forma possível: articulando a colaboração entre diferentes especialistas e organizações (saúde, regulamentação, política) nas diversas áreas do conhecimento: medicina, veterinária e ambiente.

Fotografia de Inês Martinho, vencedora do 3º prémio do concurso. (Foto: DR)

Esta visão de Uma Saúde está, de resto, patente há muitas décadas na atividade de ensino e investigação do ICBAS. Desde as suas origens que o Instituto se assumiu como uma instituição multidisciplinar nas Ciências da Vida, integrando três áreas básicas (saúde humana, animal e ambiental).

Com entrada gratuita, a exposição Perspetivas Sobre Uma Saúde seguirá depois para o ICBAS, Centro Português de Fotografia, Metro do Porto (coincidindo com as comemorações do 2.º One Health Day) e Círculo Universitário do Porto.