O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), em parceria com o Instituto Português de Fotografia (IPF), lançaram esta segunda-feira, 14 de março, o concurso de fotografia “Perspetiva(s) sobre Uma Saúde”, aberto a toda a comunidade da U.Porto (atuais e antigos estudantes, docentes, não docentes, investigadores e voluntários).

A decorrer até ao próximo dia 17 de abril, este concurso (consultar regulamento) desafia os participantes – incluindo fotógrafos profissionais e amadores do universo U.Porto – a fotografarem a sua própria perspetiva do conceito ‘Uma Saúde’, aliando a arte (fotografia) à ciência.

Através desta iniciativa, pretende-se promover e divulgar o conceito Uma Saúde junto da comunidade académica e sociedade civil, alertando para a sua importância e pertinência no contexto atual.

Uma exposição para além da academia

No total, serão selecionadas entre 30 a 40 fotografias que farão parte de uma exposição itinerante, a inaugurar em junho, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

A mostra segue depois para o Círculo Universitário, Centro Português de Fotografia (CPF), ICBAS, terminando no Metro do Porto, no final do ano.

Os autores das quatro melhores fotografias, a anunciar no dia 5 de maio (Dia do ICBAS), habilitam-se ainda a conquistar os quatro prémios a concurso. A saber: uma câmara fotográfica SONY A7C Kit com objetiva 28-60mm, no valor de 2200€ (1.º prémio); um Voucher FNAC de 400€ e um Voucher para curso de fotografia no IPF, no valor de 330€ (2.º prémio); uma câmara fotográfica Instax Square SQ1 e 20 fotografias (150€) e um voucher para curso de fotografia no IPF, no valor de 150€ (3.º prémio); e um Voucher para curso de fotografia no IPF, no valor de 95€ (Menção Honrosa) .