Henrique Cyrne Carvalho acaba de ser reeleito Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) para um novo mandato de quatro anos, que se estenderá até 2026.

Um novo mandato que irá “centrar a sua ação nos estudantes” e que pretende “dar continuidade ao projeto iniciado em 2018, com a responsabilidade e dignificação do passado, através da consolidação e crescimento com qualidade, sustentabilidade e criatividade”, de acordo com o diretor reeleito.

O esforço para a integração do conceito de One Health (Uma Saúde) tem sido notório nos últimos quatro anos, em particular nas várias atividades que o ICBAS-UP tem desenvolvido junto da sociedade civil, assim como nos encontros e debates científicos e políticos, de âmbito nacional e internacional, em torno deste tema.

Para o próximo quadriénio, a Direção do ICBAS-UP pretende, entre outras ações, “consolidar alguns projetos”, nomeadamente concluir a criação do Mestrado One Health – em pareceria com a FEP -, fomentar a integração do conceito One Health nos currículos de todos os ciclos de estudo em que o ICBAS-UP participa e promover a investigação científica nesta área. Esta aposta é, aliás, tem sido a base para o “desenvolvimento de novas infraestruturas cientificas, como é o caso do CISHA [Centro de Investigação em Saúde Humana e Animal], que deem estrutura e estabilidade à produção científica em torno do conceito de Uma Saúde”.

Henrique Cyrne de Carvalho destaca, ainda, “a constituição do CAC ICBAS-CHUPorto [Centro Académico Clínico ICBAS- Centro Hospitalar Universitário do Porto] sobre o qual temos elevadas expetativas”, assumindo a determinação em promover “esta parceria, num modelo de crescimento do benefício e interesse mútuo”.

Para o reeleito Diretor do ICBAS, o futuro só é possível com o apoio de toda a comunidade académica, sendo “fundamental assegurar que todos têm espaço para o progresso, estímulo e realização individual, num ambiente de partilha e cumplicidade construtiva, onde se sintam valorizados”. O novo mandato irá reforçar-se, assim, numa gestão focada na qualidade, na sustentabilidade e na responsabilidade social.