Francisco Carvalho Guerra, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e ex-bastonário da Ordem dos Farmacêuticos foi condecorado, no passado dia 5 de setembro, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República.

Na cerimónia, que decorreu no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa enfatizou a dedicação do farmacêutico “à sociedade civil, e o seu empenho nas áreas da ciência, educação e ética”

Para o “Pai Guerra”, como é carinhosamente apelidado pelos estudantes, “servir os outros é tão gratificante que nos enche a alma e o coração”. Por essa razão, considera que, a distinção que agora recebe reforça o reconhecimento do seu trabalho em prol do ensino e da investigação científica.

Nascido em Braga, em 1932, Franscisco Carvalho Guerra dedicou a sua vida ao ensino superior como docente da Faculdade de Farmácia e da Universidade Católica Portuguesa. Para além da atividade docente, desempenhou funções como presidente da Sociedade Portuguesa de Bioquímica, vice-reitor da Universidade do Porto, presidente do Conselho para a Cooperação Ensino Superior Empresa, representante destacado em diferentes comités científicos da NATO, da OCDE e da UNESCO, e membro da New York Academy of Sciences.

De entre todas as distinções que já recebeu destaca-se a Medalha de Mérito de Ciência, atribuída em 2017, como reconhecimento pela atividade desenvolvida ao serviço da ciência e no estímulo à investigação científica em Portugal, nomeadamente nas áreas da Química Farmacêutica e da Bioquímica.