A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) acolheu este fim-de-semana (18 e 19 de janeiro) o Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas (ENEO). O evento organizado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), em colaboração com a FADEUP, teve como objetivo enquadrar os jovens atletas integrantes no Projeto de Esperanças Olímpicas no espírito da Equipa Portugal, com vista à participação nos Jogos Olímpicos de 2024.

Ao longo dos dois dias do encontro, mais de uma centenas de atletas de 14 modalidades (Andebol, Atletismo, Canoagem, Ciclismo, Equestre, Ginástica, Golfe,  Judo, Natação, Pentatlo Moderno, Surf, Tiro com Armas de Caça, Triatlo e Vela) e respetivos treinadores tiveram então a oportunidade de participar em diversas iniciativas pensadas de forma a potenciar o espírito de equipa.

Depois de uma sessão de abertura que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e do diretor da FADEUP, António Manuel Fonsecao primeiro dia do evento foi preenchido com atividades onde os participantes se puderam conhecer uns aos outros, bem como experimentar as diferentes modalidades representadas.

Os dois dias do ENEO foram preenchidas com várias atividades, tanto para atletas como para treinadores.

A importância da verdade desportiva, o doping e a nutrição foram outros temas abordados num dia onde também não faltaram atividades – incluindo um seminário e um workshop sobre Controlo e Avaliação do Treino – para os treinadores.

Já o segundo dia do ENEO começou “a doer” no Laboratório de Biomecânica do Porto / FADEUP (Labiomep). Aí, e ao longo de toda a manhã, os jovens atletas foram sujeitos a uma bateria de testes de controlo e avaliação do treinos nas áreas da Biomecânica, Aprendizagem Motora, Fisiologia e Cineantropometria. As avaliações, que incluíram ainda um rastreio odontológico e testes psicológicos e de conhecimento alimentar, contaram com a participação de vários técnicos e docentes da FADEUP.

À Conversa com campeões

Os dois dias do Encontro ficaram ainda marcados pela realização de um ciclo de Conversas com Atletas Olímpicos que trouxe à FADEUP grandes referências do desporto nacional, com o propósito de partilharem a sua experiência com os participantes.

O campeão olímpico Nélson Évora foi um dos protagonistas do último dia do Encontro. (Foto. COP)

Entre os “campeões” que passaram pelo Auditório Alberto Amaral destacou-se o já campeão olímpico – em Pequim 2008 – Nelson Évora. “Se não gostarem daquilo que fazem agora, desistam”, exortou o atleta, numa intervenção que se juntou às de João Rodrigues, o atleta português com mais presenças – sete – em Jogos Olímpicos, Rui Bragança, atleta olímpico de Taekwondo no Rio 2016, e Cristina Gomes, professora da FADEUP e treinadora olímpica de Ginástica Artística.

A encerrar o evento, João Paulo Vilas-Boas, Presidente do Conselho de Representantes da FADEUP, diretor do Labiomep e vogal da Comissão Executiva do COP, deixou uma palavra de agradecimento aos participantes no ENEO: “A Faculdade está profundamente grata ao Comité por esta oportunidade, e está profundamente grata aos atletas. Nós gostamos muito de desporto!”

António Fonseca, Diretor da FADEUP, recebeu uma lembrança do COP, pela colaboração da Faculdade na realização do ENEO. (Fto: COP)

Ao todo, este segundo Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas contou com a participação de 98 jovens atletas em representação de mais de 60 clubes, acompanhados por 56 treinadores. A primeira edição decorreu em 2019 e juntou 107 atletas e 59 treinadores de 11 modalidades.