Projeto pretendeu destacar uma visão do Porto para além do mainstream. (Foto: DR)

Eleita por três vezes como melhor destino europeu – a última das quais em 2017 – no âmbito do concurso European Best Destinations, a cidade do Porto é hoje um destino obrigatório na rota de turistas de todo o mundo. Mas que locais da Invicta é que ainda estão por desvendar por quem a visita? Foi essa a pergunta que, ao longo do último ano,  a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) levou, em jeito de desafio, a todos os seus estudantes de Alemão.

Sob o mote Mein geheimes Porto (O meu Porto secreto), os estudantes – do primeiro ano de licenciatura até aos cursos de mestrado que integram o estudo da língua alemã na FLUP – foram convidados a apresentar, em vídeo (com a duração máxima de 3 minutos), e na língua alemã, um aspeto do Porto que se mantenha longe dos guias turísticos.

Para realizarem os filmes, os estudantes puderam apenas socorrer-se do smartphone. Nada que impedisse o grande entusiasmo com que o concurso foi acolhido, o que se refletiu no elevado número de participações. Ao todo foram submetidos 40 videos, tendo sido premiados doze (ver abaixo) nas três  categorias em competição.

• Vencedores da categoria B1/B2 (Playlist)
  • Vencedores da categoria A1/A2 (Playlist)
  • Vencedor da categoria C1

Os autores dos vídeos vencedores receberam prémios em língua, literatura e cultura alemãs. Entre eles incluía-se assinaturas de revistas, vídeos, livros, música, gramáticas e jogos financiados pelo DAAD e Spotlight Verlag.

O concurso foi financiado pelo DAAD (Serviço de Intercâmbio Académico Alemão) e coordenado pelas leitoras Anette Kind, Ingrid Scholz e Simone Tomé, do Departamento de Estudos Germanísticos da FLUP.