Três produtos desenvolvidos por equipas de estudantes da Universidade do Porto estão entre os oito finalistas do Prémio ECOTROPHELIA 2022, galardão que distingue as melhores propostas de produtos alimentares eco-inovadores apresentadas por estudantes do Ensino Superior.

Entre os produtos nomeados está uma bolacha com sabor a manteiga de amendoim que leva por cima um suave suspiro de doçura. O segredo da Grãolicious está na aquafaba, água de cozer o grão-de-bico, usada para fazer o suspiro. Este produto é da autoria da Aquafabulous que integra as estudantes do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição, partilhado entre as Faculdades de Ciências (FCUP) e Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), Ana Campos Fernandes, Inês Magalhães, e Sara Barreirinhas.

Na corrida ao Prémio ECOTROPHELIA 2022 está também um nugget de tremoço com farinha de inseto (larva Tenebrio molitor), pimento, cebola e especiarias. Os VeggieBugs são uma criação da equipa “Às manadas”, composta por Ana Sofia Mendes, Mariana Gonçalves, Mariana Moreira, Sara Silva e Soraia Barreira, estudantes do Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar da FCUP.

Já para a sobremesa, os TigerNutre criaram um doce multicamada, de base vegetal, que combina a chufa, um tubérculo de sabor adocicado, semelhante ao da avelã e o coco. Esta inovação vegan é da autoria das estudantes Ana Santos Fiorin, Inês Lopes Garcia e de Marta Maganinho, do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição. 

Os estudantes da U.Porto desenvolveram a sua candidatura com o apoio da equipa de Análise Sensorial e Desenvolvimento de Novos Produtos, composta pelos docentes da FCUP e investigadores do GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, Luís Cunha, Susana Fonseca e Célia Rocha. Os investigadores por detrás desta candidatura integram o grupo de Consumer Perception and Sensory Evaluation, do GreenUPorto. 

Final marcada para 5 de julho

A competição final da 6.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA está agendada para o próximo dia 5 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Neste evento, as equipas finalistas vão apresentar e dar a provar os seus produtos eco-inovadores a um júri composto por especialistas em inovação alimentar e stakeholders ligados ao setor agroalimentar e selecionados pela sua notoriedade, independência e competência. Segue-se a cerimónia de entrega dos prémios, com o anúncio dos vencedores  do primeiro, segundo e terceiro lugares.

Além de um prémio monetário e em serviços, o vencedor do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2022 vai representar Portugal na edição europeia do  galardão, que decorrerá em outubro, na SIAL Paris.