A saúde do solo é hoje amplamente reconhecida como o pilar da saúde de ecossistemas, animais, plantas, e seres humanos. É sob este mote de «Solo: Pilar de Uma Só Saúde» que a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Solos (SPCS), em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, organizarão o Encontro Nacional de Ciências do Solo (EACS2024).

O evento, com convite aberto a estudantes, investigadores, membros da administração pública, associações, laboratórios colaborativos, empresas e escolas, terá nesta edição como palco as instalações da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e tem data marcada para 3 a 5 de julho de 2024.

Dando destaque a várias sub-temáticas dentro do tópico geral “Solo como pilar de uma só saúde”, desde «Solo, segurança alimentar e saúde humana», «Processos de degradação dos solos», a «O solo e alterações climáticas », entre várias outras temáticas, esta iniciativa pretende realçar as funções e serviços que o solo desempenha através da interconexão do microbioma do solo com o de todos os seres vivos, consubstanciando o conceito de “uma só saúde”.

“A saúde do solo é crucial na trajetória para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, suportando (e também beneficiando de) ações com vista à redução da pobreza e da fome, ao aumento da saúde e do bem-estar das populações, à existência de água de qualidade para consumo humano e ainda, a uma produção e consumo mais sustentáveis, no combate às alterações climáticas e no suporte da vida à superfície da terra (ODS 1, 2, 3, 6, 12, 13 e 15).”, salienta Ruth Pereira, docente da FCUP e Diretora do GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável.

Já para Anabela Cachada, investigadora da FCUP e do CIIMAR que tam´bem integra a organização do Encontro, este “pretende oferecer à comunidade científica, às empresas, associações, organismos públicos e sociedade em geral, um momento de partilha da investigação e dos progressos tecnológicos, feitos em Portugal, na área das Ciências do Solo e, ainda, de discussão das principais problemáticas a enfrentar, a nível nacional e internacional”.

O programa do evento incluirá ainda uma sessão para apresentação de projetos, nacionais e internacionais, relacionados com a saúde e a conservação dos solos, nos quais estão envolvidos vários investigadores nacionais.

A organização do Encontro Nacional de Ciências do Solo conta com profissionais e investigadores de excelência, com ligação não só ao ecossistema de investigação da U.Porto (GreenUPorto, FCUP, CIIMAR), mas também a instituições externas de renome e distribuídas por todo o país, tais como INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Universidade de Évora, Universidade de Lisboa (ISA), Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Minho, Universidade dos Açores, Instituto Politécnico de Castelo Branco, entre outros.

O registo para o evento pode ser realizado até 15 de maio. Já o período para submissão de resumos de trabalhos está aberto até 19 de maio.