A Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da U.Porto (AEFLUP) está, desde março, a distribuir cabazes a alunos da faculdade que estão a passar por dificuldades económicas, em consequência da pandemia de Covid-19. As doações chegam em forma de bens e também em dinheiro, convertido depois em géneros alimentares como enlatados, produtos secos e frutas.

A seleção dos casos foi feita através de dois inquéritos que sinalizaram 23 casos, metade dos quais estudantes nacionais e a outra metade, essencialmente, provenientes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). Os cabazes são entregues a cada duas semanas, nas instalações da AEFLUP.

O apelo foi feito na página de Facebook da Associação e conquistou a atenção de estudantes, professores e investigadores. Graças às redes sociais, a iniciativa chegou também aos ouvidos de agricultores locais, que contribuíram com excedentes alimentares.

Apesar da forte adesão, André Rodrigues, presidente da AEFLUP, reforça a necessidade de “continuar a receber os donativos, sem os quais a ajuda não avança”. O objetivo da AEFLUP passa por manter o apoio até julho e, se possível, aumentar o número de estudantes a receberem estes cabazes.

Ainda segundo André Rodrigues, “é impossível para a associação financiar mais do que as vezes que financiou, duas ou três, porque os custos começam a aumentar e o orçamento é limitado”. E deixa o apelo: “a continuidade do apoio depende dos donativos”.