A estudante Madalena Lages, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), foi uma das grandes protagonistas do Campeonato Nacional de Ginástica Rítmica – Seniores Elite 2022, que decorreu nos dias 9 e 10 de julho, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

Terceira classificada no concurso All Around, a atleta do Boavista Futebol Clube, de 19 anos, sagrou-se vice-campeã nacional nos aparelhos de Maças e Bola, tendo ainda conquistado a medalha de bronze na competição de Arco.

Com estes resultados, Madalena Lages, que soma vários títulos nacionais no currículo e é apontada há vários anos como uma das mais promissoras ginastas portuguesas, deu um passo importante para entrar na Seleção Nacional de Ginástica Rítmica, entrada essa que aguarda apenas a confirmação da Federação Portuguesa de Ginástica (FPG).

Madalena Lages sagrou-se vice-campeã nacional no aparelho de Bola. (Foto: Pedro Barata / FGP)

A melhor entre as universitárias

A edição deste ano do Campeonato Nacional de Ginástica Rítmica decorreu em paralelo com o Encontro Nacional Universitário 2022 (equiparado ao Campeonato Nacional Universitário), competição que Madalena Lages dominou por completo ao vencer todos os aparelhos –  Arco, Bola, Fita e Maças – com marcas de nível A internacional.

A estudante da FCNAUP foi a mais forte entre as atletas universitárias em competição. (Foto: Pedro Barata / FGP)

Para a estudante da FCNAUP, esta competição serviu também de preparação para os Jogos Mundiais Universitários de verão, que vão disputar-se em 2023, em Chengdu, na China.

Prestes a concluir o 1.º ano da Licenciatura em Ciências da Nutrição, Madalena Lages dedica-se ainda à prática de Ballet Clássico de alto rendimento no Centro de Dança do Porto, modalidade em que regista vários resultados de nível mundial.