João Vieira da Silva, FEUP, Prémio REN 2015

João Vieira da SIlva (ao centro) frequenta atualmente o Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP. (Foto: REN)

João Vieira da Silva, estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador do INESC TEC, venceu a edição 2015 do Prémio REN, galardão que distingue as melhores teses de mestrado realizadas no último ano por estudantes portugueses na área dos sistemas de energia.

O trabalho “Definition of Maintenance Polícies in Power Systems” foi desenvolvido no âmbito da Dissertação do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MIEEC) e valeu a João Vieira da SIlva – a frequentar atualmente o Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores – um prémio no valor de 12.500 euros . O segundo lugar foi atribuído a outro estudante da FEUP e investigador do INESC TEC, Rui Filipe Pinto, pelo trabalho “Wind Power Forecasting Uncertainty and Unit Commitment”.

O terceiro lugar ficou para Sérgio Fonseca Santos, da Universidade da Beira Interior, com uma tese sobre “Nova Metodologia Multiobjectivo de Apoio à Decisão para Problemas de Reconfiguração de Sistemas de Distribuição de Energia Eléctrica”.

O júri, liderado por João Peças Lopes, professor catedrático da FEUP, atribuiu ainda duas menções honrosas a Hugo Alexandre Fernandes dos Santos e Silva, do ISEL, e Elisabete Faria Almeida, da FEUP.

Criado em 1995, o Prémio REN reconhece as melhores teses de mestrado no âmbito dos sistemas de energia, realizadas em estabelecimentos portugueses de ensino superior, nos vários ramos da Engenharia, abrangendo ainda as áreas da Economia, Matemática, Física, Química, Sistemas de Informação e Computação.

A cerimónia de entrega do Prémio REN 2015 decorreu no passado dia 4 de dezembro, no Auditório da REN, em Sacavém.