São dezenas de atividades desportivas para todos os gostos e vão estar acessíveis a toda a população de 2 e 9 de abril, no âmbito no âmbito da U.Porto Active Week, o programa preparado pelo Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) para assinalar o Dia Mundial da Atividade Física, que se celebra a 6 de abril.

Sob o mote Mais ativos na U.Porto!, a semana mais ativa do ano na Universidade arranca na manhã do dia 2 de abril, com uma caminhada e corrida pelo Autismo (UPRunning pelo Autismo), organizada em parceria com a associação Vencer Autismo e com a colaboração da Escola do Movimento, do Jardim Botânico e do Círculo Universitário.

As atividades continuam no dia 3 e abril, com uma sessão de Tai-Chi gratuita, às 10h30 no Círculo Universitário.

De 4 a 8 de abril, o CDUP-UP abre as portas das aulas de grupo do seu programa UPFit a toda a população. Quem alinhar nas sessões de musculação UPFit pode ainda participar gratuitamente no Desafio Mini Triatlo, proposto pelos instrutores do CDUP-UP. Para participar basta aparecer no horário das sessões disponível no site do CDUP-UP.

No Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, a proposta do CDUP-UP passa por um passeio U-Bike com partida da Reitoria da U.Porto às 18h30. Para quem não possua uma U-Bike e quiser participar, poderá pedi-la no formulário de inscrição.

Ainda no dia 6 de abril, a festa vai fazer-se dentro de água com uma Mega-Aula de Hidroginástica e Circuito Aquático, às 19h00, na Piscina da Faculdade de Desporto (FADEUP). As inscrições são também gratuitas.

A Mega Aula de Hidroginástica vai assinalar o Dia Mundial da Atividade Física na piscina da FADEUP. (Foto: CDUP-UP)

As comemorações continuam a 7 de abril com rastreios de nutrição para toda a população, de forma a também assinalar o Dia Mundial da Saúde. Os rastreios são gratuitos e vão lugar entre as 14h00 e as 19h00 na Faculdade de Desporto, junto à receção do CDUP-UP, não necessitando de inscrição prévia.

Para os que preferem desportos coletivos e querem competir, o CDUP-UP preparou dois torneios, a decorrer no Estádio Universitário. No dia 7 de abril arranca o Torneio de Futebol de Rua 3×3, pelas 18h00, que termina no dia 9 de abril da parte da manhã. A inscrição tem o custo de 10 euros por equipa.

Já no dia 8 de abril, realiza-se o Torneio de Basquetebol 3×3, numa organização conjunta entre o CDUP-UP, a Associação de Basquetebol do Porto e a Federação Académica do Porto. A inscrição tem o custo de 20 euro por equipa e o prémio inclui entradas para a Queima das Fitas do Porto 2022.

O torneio de Basquetebol 3×3 realiza-se no dia 8 de abril, no Estádio Universitário. (Foto: CDUP-UP)

A Active Week termina no dia 9 de abril com uma sessão de Krav Maga, às 10h00, e uma sessão de Bootcamp em família, às 11h00. Ambas são gratuitas e vão decorrer no Estádio Universitário.

Ainda no dia 9, juntamente com as finais do Torneio de Futebol de Rua 3×3, será possível assistir a uma demonstração de Futebol para cegos, às 10h00.

As atividades são abertas a toda a população. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição e escolher a atividade da Active Week em que se pretende marcar presença.