A Universidade do Porto tornou-se recentemente das primeiras instituições a adquirir o estatuto de Unidade de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior (UAARESuperior), no âmbito do projeto-piloto que pretende ajudar atletas a conciliar a vida desportiva com a vida académica.

Lançado em parceria pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), para assegurar a conciliação do sucesso académico e desportivo dos estudantes-atletas de alta competição, este protocolo foi assinado no passado dia 21 de março.

Estiveram presentes na cerimónia protocolar as seis instituições que integram o projeto-piloto, com a U.Porto a estar representada pela Vice-Reitora para as Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto.

“A participação da U.Porto neste projeto-piloto é mais uma demonstração da nossa aposta e investimento no desporto”, revela Joana Carvalho. “Com este acordo, esperamos conseguir assegurar um apoio efetivo aos nossos estudantes que praticam desporto de alto rendimento, de forma a que os mesmo consigam manter o sucesso desportivo, sem descurar a vertente académica.”, acrescenta.

O acordo visa o desenvolvimento, por parte de cada Instituição, de um plano pedagógico focado em mecanismos de apoio, estruturados, de promoção à carreira dual dos estudantes-atletas do ensino superior, replicando desta forma o modelo das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).

A U.Porto é uma das Instituições de Ensino Superior em Portugal com maior número de estudantes que se enquadram neste projeto, que terá início no próximo ano letivo.

Presentes na sessão, estiveram ainda a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, a ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, o presidente do IPDJ, Vítor Pataco,  o diretor- geral da DGES, João Queiróz e o coordenado nacional das UAARE, Victor Pardal.