José Domingues de Almeida, professor do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos (DEPER-FLUP) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e investigador do Instituto Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML), foi recentemente eleito presidente da Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF) para o triénio 2022-2025.

Sobre a motivação da sua candidatura, José Domingues de Almeida esclarece que a decisão resultou de “um profundo conhecimento do nosso contexto associativo e universitário”. Para tal, assentou o seu projeto “na intransigente defesa e promoção dos Estudos Franceses em Portugal através do apoio a uma variedade de eventos científicos”, entre os quais o fórum anual da organização. De igual modo, entende ser seu dever promover uma “reflexão descomplexada e problematizante sobre a evolução dos Estudos Literários através do prisma francófono”.

O presidente agora eleito – sucede no cargo da Maria de Jesus Cabral, da Universidade do Minho – compromete-se ainda a “reforçar a sinergia e colaboração entre a APEF e os departamentos de Estudos Franceses das universidades portuguesas”, atentando às várias iniciativas científicas que possam emergir.

José Domingues de Almeida lembra ainda que a APEF é reconhecida pelo Institut Français do Portugal e pela diplomacia cultural e linguística dos países de língua francesa, canalizando e distribuindo subsídios, o que representa “uma responsabilidade exigente e rigorosa”.

Criada em 2003, a APEF é uma associação científica e cultural sem fins lucrativos, que tem por missão ilustrar, promover e enriquecer os Estudos Franceses e Francófonos na Universidade portuguesa, desenvolvendo várias iniciativas ao nível da investigação e divulgação cultural.

Membro/parceira da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) e da Fédération Internationale des Professeurs de Français (FIPF), a APEF  desenvolve uma vasta atividade editorial alicerçada na sua revista eletrónica Carnets, indexada em vários diretórios, nomeadamente na Scopus e albergada na OpenEdition, bem como na sua coleção “Exotopies”, publicada em Paris por Le Manuscrit.

Sobre José Domingues de Almeida

Docente da Faculdade de Letras da U.Porto desde 1987, José Domingues de Almeida doutorou-se em 2005 na mesma instituição, com uma tese em literatura francófona orientada pelos docentes António Ferreira de Brito e Marc Quaghebeur. Atualmente, é professor auxiliar com agregação no Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da FLUP.

Os seus domínios de investigação incluem a literatura francesa contemporânea, os estudos francófonos e a cultura e pensamento francês contemporâneos. Mais recentemente, tem-se debruçado sobre as questões críticas e teóricas levantadas pelas literaturas pós-migratórias e pós-memoriais, bem como as representações literárias da Europa e da França contemporâneas nas suas contradições e conflitos. É o atual diretor da revista eletrónica de Estudos Franceses Intercâmbio.

Antes de chegar à presidência da APEF, José Domingues de Almeida desempenhou, sucessivamente, desde 2006, os cargos de tesoureiro, secretário e vice-presidente.

Em 2013, foi condecorado com o título de Chevalier dans l’Ordre des Palmes académiques pelo Estado francês, como reconhecimento pelo seu contributo para a causa da promoção da língua e cultura francesa em Portugal.