Para Diogo Rodrigues, a palavra que melhor define a Universidade do Porto é “Oportunidade”. E o estudante de 19 anos, natural da Maia, soube agarrá-la quando ingressou, em 2018, no Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Do ano de estreia na FEUP, o futuro engenheiro informático destaca “a vontade dos professores e a “aquisição de “um conjunto de ferramentas importantes para o meu percurso no ensino superior e a nível profissional”. Com uma média de 19,03 valores no primeiro ano do curso, Diogo garantiu também um lugar entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2020. Uma distinção que encara como “uma mensagem de que a entrada no ensino superior, mais do que um ponto de chegada, constitui um ponto de partida para um percurso orientado, meritório e consistente”.

O que te motivou a escolher a U.Porto?

A proximidade da minha zona de residência, assim como a qualidade de ensino e a oportunidade de contactar e me integrar em instituições e empresas reconhecidas internacionalmente associadas à Universidade do Porto.

O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

A vontade dos professores de lecionar conhecimento fundamental, relevante e atualizado sobre a minha área de estudo, assim como o incentivo ao uso de novas tecnologias da Engenharia Informática, Computação e Software, que me equiparam até agora com um conjunto de ferramentas importantes para o meu percurso no ensino superior e a nível profissional.

O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Maior colaboração entre as Faculdades, dado que a Universidade do Porto deve constituir um verdadeiro ponto de encontro e cooperação que permita aos seus alunos serem mais competitivos com outras instituições de renome nas respetivas áreas, e alcançar patamares mais elevados nos domínios do conhecimento, do mérito, das ciências e das tecnologias. Particularmente, gostaria de ver uma colaboração mais próxima entre os departamentos da Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Ciências, que beneficiariam largamente da complementaridade com vantagem em Competições de Programação, Engenharia de Software, Tecnologias e Algoritmia, com proveito para ambas as partes.

Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O Prémio Incentivo constitui acima de tudo uma valorização do meu trabalho ao longo do ano anterior, assim como uma mensagem de que a entrada no ensino superior, mais do que um ponto de chegada, constitui um ponto de partida para um percurso orientado, meritório e consistente ao longo dos anos, com o qual me sinta satisfeito, com vista à sua conclusão com distinção e que seja capaz de olhar para trás e orgulhar-me daquilo que conquistei.

Quais são os teus planos para o futuro?

A curto prazo, gostaria de dar seguimento à representação da U.Porto no SWERC/ICPC através de uma equipa competitiva, bem como da minha colaboração com o projeto de investigação em que tive a oportunidade de participar através do INESC TEC. No médio prazo, o meu objetivo é terminar o MIEIC, aprofundando e alargando os meus conhecimentos técnicos e científicos, bem como do convívio com várias realidades de grande relevância e interesse.
No que se segue após o curso, julgo que é ainda cedo para delinear um objetivo que depende de vários fatores, que passará sempre pela área da Engenharia Informática e Computação, quer seja no domínio empresarial ou científico.

Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Oportunidade.