No âmbito das medidas de prevenção e controlo de infeção por SARS-CoV-2 implementadas pela Universidade do Porto, a partir do dia 7 de junho, segunda-feira, qualquer membro da comunidade académica poderá realizar, quando desejar, um teste gratuito de diagnóstico da COVID-19.

O centro de testagem ficará instalado no edifício Abel Salazar (Largo Abel Salazar, junto ao Centro Hospitalar Universitário do Porto / Hospital Santo António), funcionando durante todos os dias úteis do mês de junho, das 9h00 às 13h00. A realização do teste está dependente de um agendamento prévio aqui.

À semelhança do rastreio realizado em abril passado, no âmbito do regresso à atividade presencial na Universidade, o diagnóstico será realizado através de testes rápidos de antigénio (TRAg) para o SARS-CoV-2, em amostras da nasofaringe obtidas com recurso a zaragatoa.

Os resultados serão enviados por email cerca de 30 minutos após a realização do teste.

Todas as pessoas que tiverem um resultado positivo serão contactadas pelas Autoridades de Saúde para a confirmação de diagnóstico com recurso a análise por teste PCR.