Com uma comitiva composta por cerca de 50 estudantes atletas, treinadores e dirigentes, a Universidade do Porto entra em ação, a partir desta segunda-feira, nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de Basquetebol 3×3, Bilhar, Ténis, Ténis de Mesa e Xadrez, que decorrem em Lisboa.

A estreia caberá às equipas de Basquetebol 3×3. Sob orientação do treinador Norberto Pinto, a U.Porto apresenta-se, no feminino, com: Inês Braga, Sofia Almeida, Catarina Bonito Rolo e Ana Gabriela Noivo (U.Porto 1), Maria Gomes, Francisca Meinêdo, Catarina Vieira e Maryam Chermiti (U.Porto 2). Já as equipas masculinas são compostas por Sander Pieter de Ruiter, Francisco Herrera, Callixte Vacher e Hugo Mendes (U.Porto1), Joaquim Oliveira, Rafael Xavier, Gonçalo Monteiro, Pedro Teixeira (U.Porto2).

A equipa de Xadrez da U.Porto, atual detentora do título nacional universitário, compete no nacional de Semirrápidas por equipas, no dia 27 de novembro, com Mariana Silva, Ana Raquel Bastos, Hugo Sousa, Francisco Parente, André Sousa e Guilherme Martins e o treinador Vitorino Dias Ferreira.

Também a 27 de novembro, arranca a competição de Ténis por equipas. Comandada por Diogo Calheiros, a U.Porto estará representada, na competição feminina, por Mafalda Prestes Fernandes, Rita Alexandra Machado Silva, Ana Sofia Brandão (U.Porto1). A esta juntam-se as duas equipas masculinas, compostas por Afonso Rodrigues, Bernardo Pires, Afonso Vaz Viana (U.Porto 1 ), Manuel Pinheiro, Francisco Girão e Fernando Moreira (U.Porto 2), Miguel Ribeiro, José Vieira de Carvalho e Miguel Rothes Barbosa (U.Porto 3).

Em ação nos póximos dias estarão também as duas equipas campeãs em título de Ténis de Mesa da U.Porto. Grande dominadora da modalidade na última década, a seleção orientrada por José Miguel Neves entra em competição a 28 de novembro com Sara Filipa Gonçalves Rocha, Raquel Vieira Andrade e Margarida Ribeiro Matos, no feminino, e João Daniel Loureiro Neves, Gonçalo Baptista e António Malheiro, no masculino.

A participação da U.Porto nestes CNU’s encerra com a competição de Bilhar, no dia 29 de novembro. A representar a Universidade estarão os estudantes atletas Gabriel Pestana, João Vaz de Carvalho, Ricardo Cruz e Daniel Antas.

Estreia em grande nos CNU’s

Recorde-se que a Universidade do Porto estreou-em grande nos Campeonatos Nacionais Universitários 2019/2020 nova época desportiva ao alcançar uma medalha de ouro e duas de prata nos CNU’s de Esgrima.

Marta Caride sagrou-se campeã nacional universitária em Florete. Já Sofia Gouveia e Rui Costa sagraram-se vice-campeões nacionais universitários.

A competição regressa no dia 1 de dezembro com o Campeonato Nacional Universitário de Natação Piscina Curta, na Piscina da Senhora da Hora, numa organização da Universidade do Porto.