A equipa de xadrez é campeã nacional universitária na prova de semirrápidas equipas.

Ouro no Xadrez e dupla prata no Basquetebol 3×3 feminino e Bilhar. É esse o balanço de mais uma semana recheada de sucessos para a Universidade do Porto nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), a mais importante competição do desporto universitário em Portugal.

O principal destaque vai para a equipa de Xadrez da U.Porto, que se sagrou esta terça-feira bicampeã nacional universitária na prova de semirrápidas de equipas. Na competição disputada em Lisboa, os estudantes André Ventura de Sousa, Bruno Ribeiro, Ricardo Marques e Guilherme Martins, orientados por Vitorino Dias Ferreira, impuseram-se à Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAveiro) e à Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), revalidando assim o título conquistado no ano passado.

A U.Porto alcança o 2º lugar no CNU de Bilhar Equipas.

No Bilhar, a U.Porto esteve perto de mais um título, mas teve que se contentar com o segundo lugar na prova que decorreu no dia 10 de dezembro, em Lisboa. Pedro Ribeiro, João Vaz de Carvalho, João Abel Machado dos Santos e Daniel Antas, começaram por derrotar (9-4) a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, acabando depois por perder frente à equipa 1 da AAUAveiro, que alcançou o primeiro lugar.

Nos dias 6 e 7 de dezembro, a comissão organizadora do Europeu Universitário de Basquetebol 3×3 (FAP, U.Porto, P.Porto), foi a entidade responsável pela organização do CNU de Basquetebol 3×3, que se realizou no Estádio Universitário do Porto. No feminino, a equipa feminina da U.Porto, constituída por Inês Braga, Sofia Almeida, Catarina Rolo e Catarina Lopes, sagrou-se vice-campeã nacional universitária, entre as 26 equipas participantes, perdendo apenas na final frente à AAUAveiro.

A equipa feminina de Basquetebol 3×3 alcançou o 2º lugar do pódio.

No masculino, Fernando Cardoso, Francisco Félix, António Mota e Gonçalo Madureira nã oforam além do 5.º lugar entre as 16 equipas participantes. Em primeiro lugar ficou a Associação de Estudantes do Instituo de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP), seguida de duas equipas da Universidade do Minho.

A U.Porto volta a entrar em ação já este sábado, dia 15 de dezembro, no CNU de KickBoxing LightKick, naquela que será a última prova de 2018.