Começou os estudos na Suíça, mas motivos pessoais obrigaram Christian Geyer a interromper o curso. De volta a Portugal, ingressou, no ano letivo 2021/2023, no curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), motivado pelo “reconhecimento internacional” da faculdade e pela “oportunidade de explorar os fundamentos de várias disciplinas na área do meu interesse”.

No balanço do ano de estreia como estudante da U.Porto, o futuro engenheiro destaca as amizades criadas  e a oportunidade de “ter aulas em português passados vários anos de ter aulas em alemão”. “Satisfeito com a Universidade”, revela que a sua experiência na academia tem sido “enriquecedora”. E os resultados obtidos falam por si…

Com uma média de 19,25 valores no primeiro ano do curso, Christian Geyer figura entre os 20 estudantes da U.Porto distinguidos com o Prémio Incentivo 2023, distinção que serve de motivação “para continuar empenhado no estudo” e que se revelou uma ajuda preponderante para o ajudar a investir na sua formação académica. “Sempre quis comprar grande parte da bibliografia obrigatória das disciplinas, mas o preço sempre me incomodou. Com a remuneração do Prémio Incentivo tenho mais flexibilidade económica para investir na minha formação académica”, confessa o jovem de 23 anos.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Comecei os meus estudos na Suíça na ETH de Zurique, e completei 3 semestres do curso de engenharia mecânica. Por motivos pessoais, tive de voltar para Portugal e interromper o meu curso em Zurique. Sempre gostei de aprofundar conceitos teóricos e de analisar a matemática por detrás dos fenômenos físicos presentes na tecnologia. A L.EEC (Engenharia Electrotécnica e de Computadores) na FEUP dá-me a oportunidade de explorar os fundamentos de várias disciplinas na área do meu interesse. Para além disso, o reconhecimento internacional da FEUP como faculdade de engenharia e a elevada empregabilidade dos estudantes finalistas da faculdade atraiu-me.

-O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Lembro-me de estar muito entusiasmado no primeiro semestre por ter aulas em português passados vários anos de ter aulas em alemão. O que mais gostei durante o primeiro ano foi de voltar a ter aulas presenciais no segundo semestre e de criar amizades com os meus colegas do curso.

-O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Em geral, estou satisfeito com a universidade.

-Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O prémio incentivo motivou-me muito para continuar empenhado no estudo. Quando recebi o mail a informar-me do meu sucesso, senti que me tinha saído o prémio de uma raspadinha. Fiquei muito feliz. Graças a este prémio, decidi comprar pela primeira vez durante o meu curso na FEUP um livro da bibliografia obrigatória de uma disciplina. Sempre quis comprar grande parte da bibliografia obrigatória das disciplinas, mas o preço sempre me incomodou. Com a remuneração do Prémio Incentivo tenho mais flexibilidade económica para investir na minha formação académica.

-Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Gosto muito da área em que me estou a formar, e estou quase decidido a seguir o ramo da automação. Além disso, gosto muito de programar. Não sei ainda o que me vejo a fazer como profissão no futuro. Desenvolver soluções de automação de processos industriais, trabalhar como programador, usar os meus conhecimentos para desenvolver um produto ligado à área do desporto… existem várias possibilidades por onde posso vir a passar no meu percurso académico. Uma coisa é certa: no meu passado foram acontecendo várias mudanças, e o futuro sempre foi pouco previsível. Não tenho certeza sobre o que quero fazer. É engraçado que há 10 anos tinha a certeza do que queria ser quando fosse adulto: atleta profissional de atletismo especializado nos 10km.

-Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Enriquecedora