Foi através da Universidade Júnior que Catarina Pereira teve o primeiro contacto com a Universidade do Porto. Uma experiência que, juntando ao exemplo de outros familiares que por cá passaram, levou a que a jovem natural da Invicta formasse uma certeza desde pequena: “Nunca pus a possibilidade de ingressar noutra universidade”. Fê-lo em 2018, quando entrou no Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia (FEUP).

Questionada sobre o que mais gostou no ano de estreia na U.Porto a futura engenheira destaca “o próprio ambiente da faculdade, com professores que nos querem ver a ser bem sucedidos e amigos com as mesmas motivações”. O trajeto de Catarina fala por si. Com uma média de 18,68 valores no final do primeiro ano do curso, a estudante natural do Porto está  entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2020. Um prémio que Catarina “traduz” à letra: “É um incentivo para me continuar a esforçar e a fazer o meu melhor”.

O que te motivou a escolher a U.Porto?

Desde pequena que tive contacto com a Universidade do Porto, através da Universidade Júnior. Assim sendo, nunca pus a possibilidade de ingressar noutra universidade. O facto de ser reconhecida nacional e internacionalmente e a proximidade geográfica contribuíram também para a minha escolha, assim como a “tradição” familiar, dado que todos os familiares mais próximos são alumni da U.Porto.

O  que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Sempre ouvi dizer que na faculdade os professores eram distantes e “não queriam saber dos alunos”. Fiquei extremamente surpreendida quando me deparei com professores preocupados e que nunca recusam esclarecer uma dúvida. Outra coisa que também me impressionou foi a facilidade de integração e os inúmeros grupos académicos que temos à nossa disposição, que tornam possível rodearmo-nos por pessoas com os mesmos gostos e interesses que nós. Resumidamente, diria que o que mais gostei no primeiro ano foi o próprio ambiente da faculdade, com professores que nos querem ver a ser bem sucedidos e amigos com as mesmas motivações.

O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Gostava que houvesse mais possibilidades de mobilidade internacional para os anos menos avançados. Focando-me no meu curso em específico, só podemos fazer mobilidade a partir do 4.º ano. Pessoalmente, gostaria de fazer mais cedo, mesmo que fosse mais curta ou até mesmo durante o verão.

Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O Prémio Incentivo para mim é como o nome indica, um incentivo para me continuar a esforçar e a fazer o meu melhor. Ao ver o meu trabalho reconhecido sinto-me mais motivada a continuar a fazer mais e melhor.

Quais são os teus planos para o futuro?

Os meus planos para o futuro passam por ter contacto com outras universidades , através de Erasmus ou outros programas de mobilidade. Também quero promover a internacionalização e um maior dinamismo do Núcleo de Estudantes de Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Pretendo também viajar o mais possível e conhecer outras culturas, línguas e tradições, assim como participar em programas de voluntariado focados na engenharia.

Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Desafiante.