Bernardo Magalhães não precisou de fazer grandes mudanças quando, há um ano, ingressou na licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas (Inglês / Estudos Portugueses) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Natural de Paranhos, escolheu a FLUP, atraído pela suas “organização” e “bom nome”. Mas encontrou mais do que isso. “Acima de tudo, gostei da proximidade do rio Douro e do Palácio de Cristal”, confessa.

Paisagens que inspiraram o estudante de 19 anos  num primeiro ano para mais tarde recordar. Com uma média de 18,6 valores no 1.º ano da licenciatura, o Bernardo conquistou um lugar entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2021. E o valor – equivalente à propina anual do curso – já tem destino: “Tenciono usá-lo para viajar!”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

A sua organização e o seu bom-nome.

– O  que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Acima de tudo gostei da proximidade do rio Douro e do Palácio de Cristal.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Gostaria de ver cada vez mais estudantes de mobilidade e uma maior renovação de professores. Uma universidade que não vá, de tempos a tempos, beber à juventude com certeza perderá pujança.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Dá-me muito jeito; tenciono usá-lo para viajar.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Vejo-o com muita alegria. Vejo-me a viajar.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Tradição.