A Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (AEFFUP) foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o prémio “Projeto + Inovador”, atribuído pela Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF).

Este ano, o projeto galardoado foi o Pharma Start&Solve, uma iniciativa que pretende estimular os estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) a desenvolver ideias inovadoras e projetos empreendedores para serem aplicados no âmbito da Farmácia Comunitária. A primeira edição do concurso contou com a parceria da Glintt, Ordem dos Farmacêuticos e Porto4Ageing, e desafiou os participantes a criarem soluções para promover a adesão da população idosa à terapêutica em contexto de Farmácia Comunitária e Comunidade.

Para Marcos Alves Teixeira, presidente da AEFFUP, “estimular o espírito empreendedor e a vontade de diferenciação pode ser a resposta às dificuldades que os estudantes do MICF vão enfrentar num mercado de trabalho cada vez mais exigente e que procura especificamente em todos os recém-mestres”.

Para além do projeto da AEFFUP, estavam a concurso projetos de núcleos e associações de estudantes de Ciências Farmacêuticas de todo o país, como a Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) e o Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra. O júri incluiu representantes da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional das Farmácias e da Direção da APEF.

O prémio “Projeto + Inovador” prémio foi entregue no passado dia 2 de dezembro, na Sede Nacional da Associação Nacional das Farmácias (ANF), em Lisboa, durante a segunda edição da Gala Solidária da APEF, que decorreu à margem do Congresso Nacional de Estudantes de Farmácia.