A aplicação “Anda”, criada pelos Transportes Intermodais do Porto (TIP) e desenvolvida pelas empresas CARD4B e OPT – Otimização e Planeamento de Transportes (esta última uma spin-off da Universidade do Porto), em estreita colaboração com a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), foi premiada na sétima edição dos ‘Calypso Awards’, na categoria ‘Best Customer Practice’, iniciativa que premeia anualmente as entidades que contribuíram para a promoção e desenvolvimento da inovação em soluções para transportes públicos.

Disponível para download e utilização gratuitos desde junho de 2018, a “Anda” é uma aplicação totalmente inovadora no campo da bilhética móvel, destinada a simplificar a utilização do Sistema Intermodal Andante (SIA) por parte dos seus clientes, sejam estes regulares ou ocasionais. Quer isto dizer que, com a aplicação, o cliente pode viajar sem precisar de conhecer todas as regras tarifárias, tendo a garantia de que no final do mês vai pagar o menor valor possível pelas viagens realizadas.

A “Anda” está disponível para telemóveis Android, versão 5.0 ou superior, equipados com as tecnologias Near Field Communications (NFC) e Bluetooth, para começar a utilizar a App, basta descarregá-la através da Play Store da Google. De seguida, o cliente cria a sua conta e associa uma forma de pagamento, débito no cartão Multibanco ou cartão de crédito / débito. Depois, é só abrir a app e fazer login.

Para iniciar uma viagem, o cliente deve certificar-se que tem ligados: NFC, Bluetooth e internet. A partir daqui é só validar e andar! Para validar corretamente, deve aproximar o telemóvel ao validador, mantendo-o imóvel a 2 ou 3 centímetros de distância, até que se acenda uma luz verde e seja emitido um som de validação correta. Na aplicação surge então uma notificação de viagem iniciada. Nota: É muito importante que durante a validação o cliente não movimente nem encoste totalmente o telemóvel ao validador.

Diz-me onde vais…

Após a validação, e já durante a viagem, é possível seguir o percurso que se está a realizar na aplicação. Quando o cliente sai do veículo, a aplicação percebe que já não se encontra a viajar, e fecha automaticamente a viagem.

O sistema otimiza igualmente o valor a pagar no final do mês em função das viagens realizadas. Estas são agrupadas de acordo com a combinação de títulos de transporte mais favorável e económica. A qualquer momento é igualmente possível consultar as viagens já realizadas e respetivo valor cobrado.

Apenas disponível na Google Play (sistema Android), a aplicação premiada pode ser utilizada no Metro do Porto, nos autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), na CP e em operadores privados da Área Metropolitana do Porto.

A entrega do prémio ‘Calypso’ decorreu no passado dia 27 de novembro, numa cerimónia realizada em Cannes, França

Mais informações aqui.