Sofia Barbosa, antiga estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), recebeu uma Menção Honrosa no âmbito da edição deste ano do Prémio da Sociedade Portuguesa de Acústica (SPA), pelo seu trabalho de caracterização acústica do Museu Municipal Abade Pedrosa.

O trabalho, realizado no âmbito da sua tese final de mestrado, inseriu-se na área de investigação do Laboratório de Acústica da FEUP em edifícios com funções especiais como igrejas, claustros, piscinas e museus.

António Carvalho, professor no Departamento de Engenharia Civil e diretor do laboratório, elogia a “inovação da investigação que caracteriza um edifício que teve um recente trabalho de reabilitação conseguido pelos arquitetos Souto Moura e Siza Vieira, com particular intervenção de projetistas de acústica que ativamente colaboraram connosco para a concretização desta dissertação”.

O estudo premiado foca-se no Museu Municipal Abade Pedrosa, localizado em Santo Tirso, e incluiu a realização de ensaios in situ nas salas de exposição e analisados parâmetros acústicos objetivos, comparando os resultados com museus a nível nacional e internacional.

“Atualmente, os museus são parte integrante da sociedade como meios educativos e de ligação entre o passado e o presente da história do mundo, registando um crescimento expressivo nas últimas décadas”, refere Sofia Barbosa.

A importância da acústica na experiência cultural

Na sua investigação, foi também apresentada uma análise multicritério que permite obter uma escala subjetiva de classificação da qualidade acústica de cada uma das salas do museu e ainda algumas sugestões de correção acústica.

A alumna da FEUP explica que a acústica se torna essencial para a experiência cultural dos visitantes nos diferentes espaços expositivos, “uma vez que os elevados valores de ruído de fundo e de tempos de reverberação, assim como más condições da inteligibilidade das palavras, são prejudiciais ao conforto acústico sentido nos diferentes espaços”.

Não descura igualmente “a influência que a arquitetura tem na acústica dos museus, sendo necessário encontrar diferentes soluções acústicas para as diferentes necessidades dos espaços”.

Sofia Barbosa, que enaltece “o reconhecimento dado por uma entidade tão relevante como a SPA a pessoas que se dedicam à área em Portugal”, revela que esta conquista a motiva ainda mais a seguir o ramo da Acústica na sua carreira profissional.