Depois de ter levado mais de 120 mil visitantes ao Jardim Botânico do Porto entre junho e outubro de 2021, o Magical Garden está de volta ao “pulmão verde” da Universidade do Porto. E não vem sozinho. Com ele chegam também o Coelho Branco, o Gato Risonho, a Lagarta Azul e a Rainha de Copas, entre outros personagens saídos do universo de Alice no País das Maravilhas.

Criado pelo Atelier OCUBO, com a parceria da U.Porto e da Câmara Municipal do Porto, este espetáculo imersivo abriu no passado dia 9 de junho e permanecerá aberto ao público até dia 30 de outubro. À espera dos visitantes estará então um conjunto de esculturas luminosas e outras experiências inspiradas no universo da mais famosa obra do escritor inglês Lewis Carroll.

Nuno Maya, diretor criativo e cofundador do OCUBO, apresenta este novo espetáculo como “uma experiência para toda a família que é uma alegoria das nossas próprias vidas, onde podemos ser grandes ou pequenos, curiosos e aventureiros.” O Magical Garden “transporta-nos, acima de tudo, para um universo divertido colorido e onde tudo é possível”, acrescenta o responsável.

As personagens de Alice no País das Maravilhas tomam conta das “noites mágicas” do Jardim Botânico. (Foto: Magical Garden)

À descoberta do Magical Garden

Mas há muitas mais surpresas à espreita durante a “viagem sensorial e interativa” proposta por este “Magical Garden”. Para além de hologramas e efeitos visuais com luzes e lasers, a visita será acompanhada por diversos ambientes sonoros, havendo ainda espaço para instalações multimédia e experiências interativas.

O público é convidado, por exemplo, a adicionar magia a um dos cenários, através de uma aplicação de realidade aumentada para o telemóvel. Ao longo do percurso noturno, é ainda possível visualizar uma projeção de vídeo mapping na fachada Sul da Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP).

A acompanhar todo o trajeto não poderiam também faltar as passagens dos dois livros de Alice, permitindo a miúdos e graúdos experienciar cada momento de forma divertida e independente.

Entrada livre na Galeria da Biodiversidade

Os espetáculos do “Magical Garden” decorrem de quarta-feira a domingo, a partir das 21h00 com o último acesso às 22h30 (ver horário).

O custo dos bilhetes varia entre os 8 e os 15 euros, estando previstas condições especiais para famílias, bem como para residentes no concelho do Porto, seniores, estudantes, pessoas com mobilidade reduzida e jovens dos 4 aos 17 anos. As crianças até aos 3 anos têm acesso gratuito.

Esta edição traz, também, uma novidade. Na compra de um bilhete para a exposição imersiva, o visitante pode aceder diretamente à Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do MHNC-UP.