Já se encontram abertas as inscrições para todos os estudantes de 1.º e 2.º ciclo da Universidade do Porto que pretendam frequentar como complemento ao plano de estudos, ao longo do 2.º semestre do ano letivo 2023/2024, mais uma edição das unidades curriculares (UC’s) de competências transversais “Cultura, Arte e Património”, o programa que proporciona aos participantes uma formação multidisciplinar em ligação com instituições culturais da cidade.

Neste momento, já estão abertas as inscrições para as UC’s Jardim: o Desenho e Cultivo da Biodiversidade, lecionada no Jardim Botânico da Universidade do Porto, e O Museu como Lugar de Fruição, lecionada no Museu Nacional de Soares dos Reis.

No caso de Jardim: o Desenho e Cultivo da Biodiversidade, para além de proporcionar uma introdução ao cultivo e à identificação de espécies botânicas, esta UC – sediada na Faculdade de Ciências (FCUP) – pretende transmitir conhecimentos de desenho e manutenção de jardins tendo em atenção a sua função de promoção da biodiversidade em contexto urbano e de sumidouros de carbono.

Os participantes serão assim introduzidos a muitos dos temas que fazem parte da formação de um arquiteto paisagista. [mais informações].

Na UC O Museu como Lugar de Fruição, sediada na Faculdade de Letras (FLUP), as questões são outras: Como é, afinal, o trabalho num museu? Como é feita a conservação das peças? Como é que se conceptualiza e organiza, de forma prática, uma exposição? Que formas são utilizadas para comunicar com o(s) público(s)?

Acompanhados pelos profissionais do Museu Nacional Soares dos Reis, os participantes ficarão familiarizados com tudo o que é necessário para fazer funcionar e atrair o público àquele que foi o primeiro museu nacional em Portugal. [mais informações].

Para além destas duas unidades, abrirão brevemente as inscrições para a UC “Música e Sociedade”, lecionada na Casa da Música e sediada na Faculdade de Engenharia (FEUP).

Para além da frequência como formação complementar, todo os estudantes de 1.º e 2.º ciclo (licenciatura, mestrado integrado e mestrado) da U.Porto podem integrar estas unidades curriculares (creditadas em 3 ECTS) no seu plano de estudos, desde que a sua frequência esteja prevista como componente opcional do respetivo plano de estudos.

Para tal, os interessados deverão proceder à substituição da disciplina opcional de 2.º semestre em que se inscreveram no início deste ano letivo. O prazo para a realização destas alterações é determinado por cada faculdade e, este ano, deverá iniciar-se a partir da segunda quinzena de janeiro de 2024.

Para mais informações, contactar os serviços académicos da respetiva faculdade.